Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana Paisagem natural e paisagem cultural

Paisagem natural e paisagem cultural

As paisagens são elementos dinâmicos, isto é, estão em constante transformação. Elas dividem-se em natural e cultural.

Paisagem natural e paisagem cultural
Muralha da China: um exemplo da interposição entre paisagem natural e paisagem cultural

A paisagem, por definição, é a configuração dos elementos tal qual eles se apresentam no espaço e que podem ser percebidos pelo ser humano através do uso de ao menos um dos cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar). Ela pode estar relacionada a ambientes estáticos, como um prédio ou uma montanha, e a ambientes dinâmicos, como os fluxos de carros ou o deslocamento de um grupo de pássaros.

Assim, existem aquelas paisagens que revelam e predominam as transformações realizadas pela natureza, que são chamadas de paisagens naturais. Além disso, também existem aquelas paisagens que revelam as transformações realizadas pelo ser humano, através da exploração e utilização dos recursos naturais, chamadas de paisagens culturais ou humanizadas.

Essas duas paisagens não necessariamente se opõem ou se separam, podendo ser observadas, muitas vezes, dividindo o mesmo espaço. Isso significa que, dependendo dos tipos de paisagens e das ações nelas praticadas, é possível a harmonia entre ambas as formas de transformação no espaço.

Observa-se, também, que as paisagens naturais possuem uma temporalidade distinta das paisagens humanizadas. Enquanto as dinâmicas ambientais ocorrem, geralmente, obedecendo à velocidade de transformação mais lenta, as dinâmicas sociais e culturais transformam rapidamente e radicalmente o espaço. Geralmente, elementos da natureza que levaram milhares – ou até milhões – de anos para se formar desaparecem ou transformam-se em alguns poucos minutos através da ação humana.

O ser humano consegue transformar o espaço e construir o seu ambiente através do desenvolvimento e uso das técnicas. Entende-se por essa expressão o conjunto de métodos e procedimentos empregados em uma determinada atividade. Desde os tempos pré-históricos que o homem vem encontrando diferentes formas de utilizar os meios naturais para consumo, sobrevivência, comunicação, cultura, entre outras funções. Dessa forma, é através das técnicas que as paisagens naturais transformam-se em paisagens culturais.

Entretanto, como o desenvolvimento das técnicas tornou-se cada vez mais rápido e eficiente, as paisagens naturais estão cada vez mais diminutas, em razão do processo de exploração do homem dos recursos naturais. Por isso, existe atualmente um amplo debate sobre como preservar o ambiente em que vivemos através de uma forma de desenvolvimento que consiga manter a sustentabilidade em relação à exploração da natureza.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Paisagem natural e paisagem cultural








7 comentários

Faça seu Login

  • segunda-feira | 09/06/2014 | rayanne
    Usuário

    e muito lindo a paisagem cultural!!!!

  • terça-feira | 29/04/2014 | dielen
    Usuário

    achei muito interessante esse programa

  • segunda-feira | 28/04/2014 | daniel
    Usuário

    otimo

  • segunda-feira | 10/03/2014 | kayllane...
    Usuário

    gostei