Você está aqui Mundo Educação Geografia Continentes Os Continentes

Os Continentes

A África, a América, a Ásia, a Europa, a Oceania e também a Antártida formam os continentes terrestres.

Os Continentes
Os cinco continentes

O planeta possui seis continentes: África, América, Antártica, Ásia, Europa e Oceania. Essas grandes porções de terras emersas, limitadas por oceanos, mares e montanhas, possuem extensão territorial de 149.440.850 quilômetros quadrados, correspondendo a aproximadamente 29% da superfície terrestre.

Porém, há mais de 400 milhões de anos, todos esses continentes estavam unidos, formando um grande continente (Pangeia), que se fragmentou e deu origem à atual configuração. Estima-se que esse fenômeno ocorreu há 60 milhões de anos, sendo desencadeado pelo movimento das placas tectônicas.

Essas porções do globo apresentam diferenças em vários aspectos: área, clima, população, cultura, economia, entre outros. Acompanhe as características dos continentes terrestres:

- África: Com extensão territorial de 30.198.835 quilômetros quadrados, o continente africano abriga aproximadamente 1,1 bilhão de habitantes, distribuídos em 53 países, sendo a Nigéria o mais populoso: 158,2 milhões de pessoas. A densidade demográfica africana é de 34 habitantes por quilômetro quadrado; o crescimento demográfico é o maior do mundo: 2,3% ao ano. Os países desse continente apresentam vários problemas socioeconômicos – a AIDS e a malária são responsáveis por muitas mortes; mais da metade dos habitantes vivem com menos de 1,25 dólar por dia, ou seja, abaixo da linha de pobreza; a taxa de mortalidade infantil é de 79 óbitos a cada mil nascidos vivos. Por outro lado, a África apresenta a maior diversidade cultural, além de abrigar belas paisagens naturais.

América: O continente americano possui uma área superior a 42 milhões de quilômetros quadrados, estando dividido em América do Norte (23,4 milhões de km²), América Central (735,6 mil km²) e América do Sul (17,8 milhões de km²). A América é formada por 35 países, e sua população é de 934,3 milhões de habitantes. Estados Unidos e Canadá (países da América do Norte) apresentam elevados Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), entretanto, o México e a maioria das nações da América Central e do Sul possuem vários problemas de ordem socioeconômica.


Localização da Antártica


Antártica: aproximadamente 90% das geleiras estão localizadas nesse continente. Sua extensão territorial é de 13,2 milhões de quilômetros quadrados, porém, no inverno, com o congelamento da água, a Antártica pode atingir até 26 milhões de km². Ele é habitado por pesquisadores de 27 nações.

Ásia: esse é o maior e mais populoso continente terrestre. Sua área é de 44,9 milhões de quilômetros quadrados, correspondendo a 30% das áreas emersas do globo. O contingente populacional asiático é de 4,1 bilhões de habitantes (60% da população mundial). Esse grande continente está dividido em 45 países, sendo a China o maior (9.596.961 km²) e mais habitado (1,3 bilhão de habitantes).

Europa: possui 49 países distribuídos em uma área de 10,3 milhões de quilômetros quadrados. Com 749,6 milhões de habitantes, a Europa apresenta o menor crescimento populacional: 0,1% ao ano. Esse continente detém os melhores indicadores socioeconômicos do planeta.

Oceania: menor porção continental, possui extensão territorial de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, onde residem 37,1 milhões de habitantes, distribuídos em 14 nações. Com exceção da Austrália e Nova Zelândia, os países desse continente apresentam diversos problemas econômicos.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Os Continentes








22 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 13/08/2014 | maria eduarda
    Usuário

    muito bom gostei me ajudou muito

  • segunda-feira | 09/06/2014 | eduarda samara
    Usuário

    muito bom

  • sexta-feira | 16/05/2014 | nathy
    Usuário

    show

  • segunda-feira | 31/03/2014 | lais
    Usuário

    muito bom