Oceania

A Oceania é o menor continente da Terra, sendo em maior parte composta pela Austrália, principal e mais desenvolvido país da região.

Oceania
Mapa e bandeiras dos países da Oceania

A Oceania é um continente localizado a sudeste da Ásia, compreendendo um conjunto de ilhas somado à Austrália, essa última considerada como uma massa continental chamada de “Australásia”. Possui uma área total de 8.480.355 km², onde habitam aproximadamente 38 milhões de pessoas. Por ter sido o último continente a ser colonizado pelos europeus, a Oceania é alcunhada de “novíssimo continente”, em distinção a Europa (o velho mundo) e à América (o novo mundo), segundo a regionalização eurocêntrica da Terra.

Apesar de existirem milhares de ilhas na região, há apenas 14 Estados independentes, além de alguns territórios ou colônias de outros países, com destaque para a Polinésia Francesa, protetorado francês onde se encontra o Taiti. Há uma regionalização envolvendo essas ilhas, dividindo-as em três grandes zonas: a Melanésia (que significa “ilhas dos negros”), a Polinésia (“muitas ilhas”) e a Micronésia (“pequenas ilhas”), conforme podemos observar no mapa a seguir:

Regionalização das ilhas da Oceania
Regionalização das ilhas da Oceania

Com exceção da região que compreende o escudo australiano, todas as unidades de relevo da Oceania são geologicamente recentes, com destaque para as inúmeras ilhas vulcânicas. A grande quantidade de ilhas desse tipo está ligada à presença intensiva do vulcanismo ao longo das zonas oceânicas, graças ao encontro entre duas placas tectônicas que ocorre nessa localidade.

Por ser cortado pela Linha do Equador mais ao norte e pelo Trópico de Capricórnio ao sul, o continente apresenta clima e vegetação predominantemente tropicais, com a presença de uns dos maiores desertos do mundo no interior da Austrália, fruto, em grande parte, das ações climáticas da continentalidade.

Em termos econômicos, os dois principais países são a Austrália e a Nova Zelândia, considerados uns dos únicos países desenvolvidos do mundo que se localizam no hemisfério sul. São grandes potências minerais e, na pecuária ovina, além de possuírem avançados modelos agroindustriais e turísticos, essa última atividade é a predominante no restante do continente. Com exceção dos dois países citados, todas as nações dependem da importação de alimentos para a própria sustentação, haja vista que a existência de terras agricultáveis é escassa.

A seguir, você encontrará textos que atenderão o objetivo de se estabelecer um maior e melhor aprofundamento sobre as inúmeras questões relativas à Oceania.

Boa leitura!

Artigos de "Oceania"



Deixe seu comentário para

Oceania








9 comentários

Faça seu Login

  • segunda-feira | 17/03/2014 | Guilherme Baesse
    Usuário

    muito bon vlw ajudo pra caramba!!!

  • terça-feira | 18/02/2014 | joice sousa
    Usuário

    eu gostei muito de ler a historia da oceania fez eu quere estudar mas sobre os continentes vestibular ai vou eu.

  • terça-feira | 21/05/2013 | Fofa
    Usuário

    Maneirooooo, irado , muito radical apreder sobre a Oceania!!

  • quinta-feira | 27/09/2012 | jamilly
    Usuário

    eu gostei muito leeegaaalllll kkkkkkkk