Você está aqui Mundo Educação Geografia Continentes América O Subdesenvolvimento na América Latina

O Subdesenvolvimento na América Latina

Os fatores que levaram os países latinos a serem subdesenvolvidos são as condições históricas.

O espaço rural latino

Os contrastes do espaço agrário latino-americano são provocados principalmente pela disparidade tecnológica, isso se refere à existência de duas classes rurais, uma parcela que conta com todo aparato tecnológico e outra que conta com práticas rudimentares de produção, outro ponto em comum entre os países latinos é a concentração fundiária, no qual uma restrita parcela da população detém grandes áreas rurais e por fim todas as nações latinas são produtoras de monocultura, que é uma herança da época da colônia.

As médias e pequenas propriedades são responsáveis por produzir produtos destinados à alimentação do mercado interno, geralmente essas propriedades têm uma baixa produtividade, enquanto que os produtores latifundiários possuem uma alta produtividade divido ao grau de tecnologia empregado na propriedade, sua produção é destinada ao mercado internacional (exportação).

Quanto à concentração das terras, ocorreu no período colonial na formação territorial quando foi realizada a distribuição de imensas propriedades rurais. Devido à concentração fundiária têm acontecido vários problemas como a expropriação, a reforma agrária e cobrança de uma política agrícola.

Questão da terra e reforma agrária na América Latina

A reforma agrária bem feita pode promover estabilidade social, melhoria na qualidade de vida, gerando empregos, fixando o trabalhador no campo, diminuindo a pobreza e a violência.

A reforma agrária não tem sido efetivada pela influência política, isso ocorre quando os parlamentares são representantes da bancada ruralista e com isso dificilmente vão apoiar essa reforma por ferir seus interesses. A falta de uma política agrária eficiente fez surgir movimentos de luta pela posse da terra, um exemplo claro disso é o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

Saindo do campo indo pra cidade verifica-se que são notórias as semelhanças entre as características de urbanização dos países que compõe a América Latina. A partir do século XX, teve início o processo de êxodo rural, ou seja, saída de pessoas do campo para as cidades, isso aumentou muito o número de pessoas nos núcleos urbanos. O processo de urbanização ocorreu principalmente devido ao desenvolvimento industrial, modernização do campo, crescimento natural provocando o processo de metropolização.

Porém o processo de urbanização e de metropolização é excludente, a urbanização é desordenada e provoca a exclusão social nas cidades (áreas de ricos e de pobres), a não geração de empregos suficientes, o aumento do setor informal, é nítida a omissão do estado.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

O Subdesenvolvimento na América Latina








25 comentários

Faça seu Login

  • sexta-feira | 23/08/2013 | maria eduarda...
    Usuário

    aii adorei pois ensina muito bem.....mt bacana e legal................

  • quinta-feira | 20/06/2013 | Paulo
    Usuário

    Legal,mas deveria ter citado os países que são subdesenvolvido na America Latina!

  • sábado | 22/03/2014 | Nathan Christian
    1 0

    É porque todos são. xp A não ser Cuba (socialista) e Guiana Francesa (que é considerada como parte da França, sendo um departamento ultramarino, logo, é "desenvolvida").

  • quinta-feira | 06/06/2013 | Pamella Cristina
    Usuário

    Muito bom, enriqueceu a minha pesquisa.