Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana O que é Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)?

O que é Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)?

O que é Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)?
A educação, a nutrição, a renda e a saúde são os principais itens avaliados para compor IDH.

O termo IDH foi criado para avaliar o nível de desenvolvimento humano dos países, ou seja, o modo como vivem as pessoas nas diversas nações do mundo. Esse método foi criado por Mahbud Ul Hag, um economista de origem paquistanesa.

A abordagem desenvolvida por tal método oferece um detalhe maior em relação à realidade humana, e não somente aos aspectos econômicos e rendimentos. O estudo ou análise de um IDH se tornou, hoje, um importante instrumento para identificar as evoluções e desenvolvimentos dos países, uma vez que se verifica a renda per capita.

Quando se tem o interesse de compor o IDH de um país, é preciso se atentar para três aspectos básicos de uma população. São eles: a expectativa vida, nível de escolaridade e Renda Nacional Bruta (RNB) per capita. A expectativa de vida corresponde à média de anos que um indivíduo vive em um determinado país, estado, município, etc. Isso mostra se a população possui uma boa qualidade de vida.

O nível educacional de um determinado lugar é obtido através da média de anos de estudo da população adulta e expectativa de vida escolar, ou tempo que uma criança ficará matriculada.

Quanto à distribuição de renda, é avaliado especialmente o poder de paridade de compra ou o nível de consumo da população e a renda média do país, ou seja, a renda per capita.

Todos esses itens são indispensáveis para a composição do IDH. Os mesmos apresentam características que evidenciam positiva ou negativamente a realidade de um determinado lugar. A média final do IDH era obtida através do seguinte cálculo: somava-se os itens analisados e divida-se o resultado por três. No entanto, a partir de 2010, um novo método passou a ser utilizado: média geométrica, que consiste na multiplicação dos itens e, posteriromente, calcula-se a raiz cúbica do resultado.

Existem diversos níveis de IDH, que variam de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Desse modo, os países estão divididos em grupos com IDH baixo (25% dos países), médio (25%), alto (25%) e muito alto (25%).

Conforme relatório divulgado em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o IDH mais elevado do mundo pertence à Noruega, com desenvolvimento humano de 0,938. Por outro lado, Zimbábue possui o pior IDH: 0,140. 

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

O que é Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)?








25 comentários

Faça seu Login

  • sexta-feira | 03/05/2013 | SHERON
    Usuário

    GOSTEI MTO CONCERTEZA VOU TIRAR UMA BOA NOTA OBRIGADO >_<

  • quinta-feira | 21/03/2013 | serena
    Usuário

    obrigado

  • terça-feira | 19/03/2013 | douglas
    Usuário

    adorei tirei uma boa nota e obrigado

  • quinta-feira | 01/11/2012 | rhavanna
    Usuário

    gosteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei muito