Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana O que é corrupção?

O que é corrupção?

O que é corrupção?
Um dos símbolos da corrupção

Corrupção vem do latim corruptus, que significa quebrado em pedaços. O verbo corromper significa “tornar pútrido”.

A corrupção pode ser definida como utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse, de um integrante da família ou amigo.

A corrupção é crime. Veja alguns itens que revelam práticas corruptas:

* Favorecer alguém prejudicando outros.

* Aceitar e solicitar recursos financeiros para obter um determinado serviço público, retirada de multas ou em licitações favorecer determinada empresa.

* Desviar verbas públicas, dinheiro destinado para um fim público e canalizado para as pessoas responsáveis pela obra.

* Até mesmo desviar recursos de um condomínio.

A corrupção é presente (em maior evidência) em países não democráticos e de terceiro mundo. Essa prática infelizmente está presente nas três esferas do poder (legislativo, executivo e judiciário). O uso do cargo ou da posição para obter qualquer tipo de vantagem é denominado de tráfico de influência.

Toda sociedade corrupta sacrifica a camada pobre, que depende puramente dos serviços públicos, mas fica difícil suprir todas as necessidades sociais (infraestrutura, saúde, educação, previdência etc.) se os recursos são divididos com a área natural de atendimento público e com os traficantes de influência (os corruptos).

Quando o governo não tem transparência em sua administração é mais provável que haja ou que incentive essa prática, não existe país com corrupção zero, embora os países ricos democráticos tenham menos corrupção, porque sua população é mais esclarecida acerca dos seus direitos, sendo assim mais difíceis de enganar.

Atualmente existe uma organização internacional que tem como finalidade desenvolver pesquisas nos países para “medir” o nível de corrupção. A partir da pesquisa é feita uma classificação de acordo com a nota que vai de 0 a 10. Alguns dados revelam que o primeiro lugar com nota 9,7, que corresponde à margem de confiança, é a Finlândia; e o Brasil ocupa 54° com nota 3,9, margem de confiança 37-41%.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

O que é corrupção?








250 comentários

Faça seu Login

  • sexta-feira | 15/05/2015 | Bia
    Usuário

    a corrupção é só uma maneira que os politcos arranjaram para gnahr dinheiro fácil ja que ficam sem fazer nada o dia todo

  • terça-feira | 26/05/2015 | layne rocha
    1 0

    Que vergonha que dar as vezes de ser brasileiro... políticos ganham dinheiro nas nossas costas... em quanto nós pagamos impostos... E eu faço uma pergunta ? será que é só os países sub desenvolvidos que não existe corrupção ? ou será que é falta de vergonha na cara desses políticos que não colaboram para fazer o Brasil crescer! ao contrario só nos Prejudica NÓS NÃO somos um pais sub desenvolvido. isso verdadeiramente é uma vergonha! Á nossa presidente na eleição de 2015 disse que não iria haver aumento de preço (inflação) e vejamos o resultado dessa MENTIRA !O TOMATE está virando artigo de luxo .A CEBOLA já estar no mesmo preço de um frango pessoas que vivem de salários mínimos já estão tendo que contentar com tão pouco! É UMA VERGONHA PARA O POVO BRASILEIRO.

  • quinta-feira | 14/05/2015 | Bruna
    Usuário

    Corrupção é um ato que querendo ou ñ vai prejudicar muitas pessoas por ser um roubo. Está na hora de por um fim na corrupção, mas ninguém consegue ajudar a combater isso...

  • sexta-feira | 01/05/2015 | Eddie
    Usuário

    Então quer dizer que nos E.U. A. e na Europa não existe corrupção? Me responda por favor, se são só os países não democratas e do terceiro mundo que são corruptos?