Europa

A Europa é marcada por uma grande densidade de territórios independentes, fruto das relações históricas de disputas pelo poder.

Europa
Mapa temático do continente europeu

A Europa é um continente situado em três hemisférios distintos: o setentrional, o ocidental e o oriental. Localiza-se a oeste da Ásia, ao norte da África, a leste do Oceano Atlântico e ao sul do Oceano Glacial Ártico. As sociedades que habitaram esse continente foram as principais responsáveis pela colonização da maior parte dos demais territórios do planeta, sendo, por isso, denominado como o “centro do mundo”, apesar de, em termos cartográficos, essa expressão ser considerada errônea.

A Europa reúne um total de 50 países, sendo que dois deles também fazem parte da Ásia: A Turquia e a Rússia. Apesar desse número elevado de países, a sua área é pequena, com cerca de 10.180.00 km². Se não contarmos com a Rússia, país em que a maior parte do seu território localiza-se na Ásia, seu espaço diminui para uma área menor que o Brasil, possuindo, no entanto, muito mais países do que o Brasil possui em estados.

Essa grande concentração de pequenos territórios explica-se pelas históricas relações de instabilidade que marcaram a região. Como foi na própria Europa que primeiro se estabeleceu a ideia de Estado moderno, foi lá também que as diferentes nações começaram primeiro as suas lutas pela constituição de seus próprios estados. Essa luta, vale lembrar, ainda está presente em muitos locais, com destaque para a Espanha, onde catalães, bascos, navarros e outros povos buscam pela formação de seus próprios países, o que elevaria ainda mais o número de Estados nesse continente.

A despeito dessa ampla fragmentação, a Europa passa, curiosamente, por um efeito contrário de integração graças à formação e expansão da União Europeia. Esse bloco econômico, além de ser responsável pela utilização do euro na maioria dos seus países-membros, praticamente eliminou as fronteiras entre os seus territórios, apesar de isso ter provocado efeitos de reação em partes da população, que vêm se embebendo cada vez mais de pensamentos xenofóbicos (de aversão a estrangeiros).

A população europeia, em dados recentes, é de 740 milhões de habitantes aproximadamente. Demograficamente, o continente caracteriza-se pelos fluxos migratórios internos (graças à existência da União Europeia) e, principalmente, externos, com muitos estrangeiros advindos de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Por outro lado, a média de idade na população vem se elevando de forma significativa, graças às baixíssimas taxas de natalidade e mortalidade registradas ao longo dos últimos 20 anos.

Quanto aos aspectos físicos, a Europa é caracterizada pelo predomínio de baixas altitudes, com exceção apenas dos Alpes Escandinavos na porção setentrional, do Cáucaso, a sudeste; dos Alpes e algumas regiões nos Bálcãs e na Península Ibérica, na porção meridional do continente.

O clima da Europa predominante é o temperado, com variações entre as regiões litorâneas e continentais, bem como nas zonas de maiores altitudes. Os outros tipos climáticos são o mediterrâneo, o polar e o alpino (também chamado de clima de montanha).

A hidrografia da Europa é marcada pela presença de alguns importantes rios, como o Danúbio, o Reno, o Volga, o Sena, o Elba, o Tejo e muitos outros. Os tipos de vegetação existentes são a Tundra, a Floresta Boreal, a Floresta Temperada, as Estepes e as Vegetações Mediterrâneas.

Economicamente, a Europa, após o final da Segunda Guerra Mundial, iniciou um processo de recuperação, passando a contar novamente com fortíssimas potências internacionais, com destaque para a Alemanha, o Reino Unido e a França. Além disso, o mais avançado bloco econômico do mundo, a União Europeia, propicia uma maior integração comercial dentro do continente. Apesar disso, essas nações sofreram intensamente com uma forte crise econômica, responsável pelo aumento exponencial das taxas de miséria e desemprego, cujos efeitos ainda podem ser sentidos nos dias atuais.

Apesar das estreitas dimensões territoriais, a Europa é um dos mais importantes continentes do mundo, pois é nela que os valores que atualmente se disseminam pelo mundo via Globalização constituíram-se. Além disso, apesar do fortalecimento nas últimas décadas de Estados Unidos, Japão e dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia e China), a Europa configura-se com um dos protagonistas na Geopolítica e Economia internacionais.

Na presente seção, você poderá obter melhores e mais aprofundadas informações sobre esse continente, com temas envolvendo tantos os aspectos físicos (clima, relevo e vegetação) quanto os aspectos humanos (população, economia, política). 

Artigos de "Europa"



Deixe seu comentário para

Europa








179 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 29/10/2014 | pinto grosso
    Usuário

    Achei bom

  • quarta-feira | 04/06/2014 | Maria Eduarda
    Usuário

    Parabèns pelo trabalho. Isso ajuda muito ao aluno com duvida.

  • quarta-feira | 07/05/2014 | Taise jamily...
    Usuário

    gostei e ótimo !!!

  • quinta-feira | 27/03/2014 | dejalma souza
    Usuário

    muito bom o material de vo6 nota 10 parabéns.