Você está aqui Mundo Educação Geografia Países Namíbia
Namíbia
A Namíbia abriga vários animais em seus parques

Ocupando uma área de 824,2 mil quilômetros quadrados, a Namíbia está localizada na porção sul do continente africano. Seu território, banhado a oeste pelo Oceano Atlântico, limita-se ao norte com a Angola, a Nordeste com a Zâmbia, a leste com Botswana e a sudeste e ao sul com a África do Sul. A nação conquistou a independência diante da África do Sul no dia 21 de março de 1990.

O clima predominante na Namíbia é o árido tropical, registrando temperaturas elevadas. O território nacional abriga dois grandes desertos: deserto da Namíbia (na faixa costeira) e o deserto Kalahari (no interior). O país também possui parques e reservas de animais, tais como leões, leopardos, rinocerontes, elefantes, búfalos, zebras, entre tantos outros.

A população, composta por cerca de 2,2 milhões de habitantes, enfrenta alguns problemas socioeconômicos, em especial quanto à distribuição desigual de renda, que é uma herança da política racial sul-africana, denominada apartheid. Esse sistema político, que vigorou entre os anos de 1948 a 1994, proporcionou o acúmulo de riquezas para os habitantes brancos, enquanto a maioria negra é pobre.

Conforme relatório divulgado em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Namíbia possui médio Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ocupando o 105° lugar no ranking mundial, formado por 169 países. A taxa de mortalidade infantil é de 30 para cada mil nascidos vivos; o analfabetismo atinge 12% da população; e 19% dos namibianos são subnutridos.

A economia da Namíbia é pouco desenvolvida. O país tem na agricultura de subsistência uma importante atividade, com destaque para o cultivo de milho. O extenso litoral impulsiona a pesca, que responde por grande parte das exportações. A riqueza mineral também contribui para a capitação de recursos financeiros: diamante, urânio, cobre, ouro, etc. O turismo está em constante ascensão.

Bandeira da Namíbia
Bandeira da Namíbia

Dados da Namíbia:

Localização: África.

Área: 824.292 km².

Capital: Windhoek. 

Idioma: Inglês.

População: 2.212.037 habitantes.

Densidade demográfica: 2,7 hab./km².

Taxa média anual de crescimento populacional: 1,9%.

População residente em área urbana: 38%.

População residente em área rural: 62%.

Religiões: Cristianismo 88,9% (protestantes 60,7%, católicos 20,6%, outros 7,6%), crenças tradicionais 8,7%, agnosticismo 1,5%, outras 0,9%.

Esperança de vida ao nascer: 62 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,606 (médio).

Governo: República com forma mista de governo.

Moeda: Dólar namibiano.

Produto Interno Bruto (PIB): 9,4 bilhões de dólares.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Namíbia








1 comentários

Faça seu Login

  • domingo | 12/01/2014 | waldir costa
    Usuário

    eu queria poder viajar pra conhecer os nomades ,,,e ver como eles vivem de perto,,,