Massas de Ar
As massas de ar influenciam na dinâmica climática

As massas de ar são volumes de ar acumulados que possuem características em comum, como temperatura e umidade, e que se formam sobre grandes áreas uniformes de terra ou água. Suas características são determinadas a partir da influência da área onde elas se constituem.

As massas de ar estão em constante deslocamento, que ocorre em virtude das diferenças de pressão. O movimento sempre acontece das zonas de alta para as zonas de baixa pressão e determinam, assim, a dinâmica geral da circulação atmosférica e as formações dos diferentes tipos climáticos.

As regiões de origem das massas de ar determinam suas características de pressão, temperatura e umidade. Por exemplo: massas de ar formadas em regiões polares vão apresentar características próprias dessa localidade, com baixas temperaturas, pressão elevada e baixa umidade.

Uma boa maneira para se visualizar isso é retirar uma forma de gelo do congelador e observar aquela “fumaça” branca que se forma ao redor do gelo (e do próprio congelador). Nas regiões polares acontece da mesma forma, só que em proporções muito maiores e com a capacidade de influenciar toda a dinâmica climática dos locais para onde as massas de ar se deslocam.

A fumaça que se forma ao redor de um cubo de gelo é igual às massas de ar frio, porém com proporção muito menor
A fumaça que se forma ao redor de um cubo de gelo é igual às massas de ar frio, porém com proporção muito menor

Tipos de massas de ar

As massas de ar, em face de sua formação e propriedades, apresentam diferentes características, o que permite classificá-las em três tipos distintos: massas equatoriais, tropicais e polares.

Massas Equatoriais: originam-se nas regiões de baixas latitudes (ou seja, próximas à Linha da Equador). Em razão disso, apresentam temperaturas mais elevadas. Elas se dividem em equatoriais oceânicas, mais úmidas pela influência dos oceanos, e equatoriais continentais, mais quentes e um pouco menos úmidas.

Massas Tropicais: originam-se em latitudes intermediárias (entre a Linha do Equador e os polos). Caracterizam-se pela baixa pressão e pelas elevadas temperaturas.

Massas polares: originam-se nas regiões de altas latitudes (próximas aos polos). Possuem uma massa menor do que as demais. As massas polares continentais são mais frias e secas, e as massas polares oceânicas são mais úmidas e menos frias.

Massas de Ar – MP: Massas polares; ME: Massas Equatoriais; MT: Massas Tropicais
Massas de Ar – MP: Massas polares; ME: Massas Equatoriais; MT: Massas Tropicais

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Massas de Ar








3 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 09/07/2014 | Gabriel
    Usuário

    Muito esclarecedor. Valew

  • terça-feira | 23/04/2013 | renatim
    Usuário

    valeu demais muito bem explicado e ainda ajudou no meu trabalho kkkk

  • domingo | 02/11/2014 | nathan
    0 0

    foz muito bom mesmo pq me ajudou bastate