Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia Física Massas de Ar
Massas de Ar
As massas de ar influenciam na dinâmica climática

As massas de ar são volumes de ar acumulados que possuem características em comum, como temperatura e umidade, e que se formam sobre grandes áreas uniformes de terra ou água. Suas características são determinadas a partir da influência da área onde elas se constituem.

As massas de ar estão em constante deslocamento, que ocorre em virtude das diferenças de pressão. O movimento sempre acontece das zonas de alta para as zonas de baixa pressão e determinam, assim, a dinâmica geral da circulação atmosférica e as formações dos diferentes tipos climáticos.

As regiões de origem das massas de ar determinam suas características de pressão, temperatura e umidade. Por exemplo: massas de ar formadas em regiões polares vão apresentar características próprias dessa localidade, com baixas temperaturas, pressão elevada e baixa umidade.

Uma boa maneira para se visualizar isso é retirar uma forma de gelo do congelador e observar aquela “fumaça” branca que se forma ao redor do gelo (e do próprio congelador). Nas regiões polares acontece da mesma forma, só que em proporções muito maiores e com a capacidade de influenciar toda a dinâmica climática dos locais para onde as massas de ar se deslocam.

A fumaça que se forma ao redor de um cubo de gelo é igual às massas de ar frio, porém com proporção muito menor
A fumaça que se forma ao redor de um cubo de gelo é igual às massas de ar frio, porém com proporção muito menor

Tipos de massas de ar

As massas de ar, em face de sua formação e propriedades, apresentam diferentes características, o que permite classificá-las em três tipos distintos: massas equatoriais, tropicais e polares.

Massas Equatoriais: originam-se nas regiões de baixas latitudes (ou seja, próximas à Linha da Equador). Em razão disso, apresentam temperaturas mais elevadas. Elas se dividem em equatoriais oceânicas, mais úmidas pela influência dos oceanos, e equatoriais continentais, mais quentes e um pouco menos úmidas.

Massas Tropicais: originam-se em latitudes intermediárias (entre a Linha do Equador e os polos). Caracterizam-se pela baixa pressão e pelas elevadas temperaturas.

Massas polares: originam-se nas regiões de altas latitudes (próximas aos polos). Possuem uma massa menor do que as demais. As massas polares continentais são mais frias e secas, e as massas polares oceânicas são mais úmidas e menos frias.

Massas de Ar – MP: Massas polares; ME: Massas Equatoriais; MT: Massas Tropicais
Massas de Ar – MP: Massas polares; ME: Massas Equatoriais; MT: Massas Tropicais

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Massas de Ar








1 comentários

Faça seu Login

  • terça-feira | 23/04/2013 | renatim
    Usuário

    valeu demais muito bem explicado e ainda ajudou no meu trabalho kkkk