Litosfera

A litosfera, camada sólida da Terra, é um elemento dinâmico, ou seja, encontra-se sempre em transformação e retransformação.

Litosfera
A litosfera representa a camada mais externa do Planeta Terra

A litosfera é a camada sólida externa do planeta Terra, sendo frequentemente tratada como sinônimo de crosta terrestre. A diferença entre ambas está apenas no tipo de classificação da composição da Terra: enquanto a litosfera é uma das divisões que segmentam o planeta também em astenosfera, mesosfera e endosfera, a crosta terrestre precede as camadas chamadas de manto e núcleo.

A composição mineralógica da litosfera é, predominantemente, o silício, o alumínio e magnésio. Já as rochas são divididas em sedimentares (que se formam pelo processo de sedimentação), ígneas ou vulcânicas (que se originam da solidificação da lava ou do magma) e metamórficas (que surgem da transformação físico-química de outras rochas preexistentes).

A espessura dessa camada varia de região para região, sendo que, nas zonas oceânicas, sua profundidade oscila entre 5 e 15 km; nas zonas continentais, entre 20 e 70 km. Ao todo, o seu volume contempla cerca de 2,7% de toda a estrutura interna do nosso planeta.

É importante ressaltar que essa estrutura, assim como as demais composições do planeta, possui um caráter dinâmico, estando em um processo contínuo de transformação. Uma dessas evidências é a fissão que existe na camada sólida do planeta, que se divide em várias placas tectônicas, que se movimentam e interagem entre si, propiciando transformações no relevo.

Na verdade, as ações do tectonismo estão englobadas em um conjunto de fatores que propicia a dinamicidade das estruturas terrestres, fazendo parte daquilo que se denomina por agentes endógenos ou internos de transformação do relevo. Além da movimentação das placas, também são citados as ações do vulcanismo e alguns efeitos dessas atividades, como os terremotos, tsunamis e formações de cadeias montanhosas.

Por outro lado, há também a dinâmica ocasionada por fatores que se encontram acima da superfície, sendo por isso chamados de agentes exógenos ou externos de transformação do relevo. Entre os principais exemplos, temos a ação do clima, dos ventos, da água e dos seres vivos. Esses agentes atuam na modelagem e na redefinição das feições externas da litosfera.

A importância da compreensão sobre o comportamento e a dinâmica da litosfera está no fato de ela ser o local de atuação direta das atividades humanas, sendo transformadora e transformada por tais práticas. É sobre essa camada que o homem constrói e reconstrói o seu espaço geográfico, retira os minerais, pratica o uso e exploração dos solos, entre outros inúmeros elementos.

Por esse motivo, existe um ramo do saber especificamente voltado para a compreensão da listosfera, a Geomorfologia, uma intersecção entre Geografia e Geologia que se preocupa em descrever e compreender os fenômenos superficiais do sistema físico do planeta.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Litosfera








193 comentários

Faça seu Login

  • quinta-feira | 08/05/2014 | geovana fernandes
    Usuário

    espero que tiro 50 no meu trabalho de geografia.... eu adorei os comentários... bem, um beijão para todos muito obrigada (o)por me ajudarem.

  • domingo | 23/03/2014 | nayara almeida
    Usuário

    adoreiii muito !!!!!!!!!!!!!!!!!

  • terça-feira | 11/03/2014 | jociney da silva
    Usuário

    muito explicado,otímo!!!

  • domingo | 09/03/2014 | Giovanni Diogo
    Usuário

    Vai me ajudar na minha pesquisa pra escola Valeu