Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia Física Linha Internacional de Data

Linha Internacional de Data

A Linha Internacional de Data (LID) – também conhecida como linha internacional de mudança de data – é um traçado imaginário no Oceano Pacífico, mais precisamente na região que separa o continente americano da Oceania e da Ásia. Costuma ser conhecida por ser o antimeridiano de Greenwich.

Sua função é a de estabelecer a separação entre o início e o final do dia civil na Terra. Ela separa o extremo oeste do planeta do extremo leste que, apesar de distantes um do outro no mapa-múndi, são regiões muito próximas, pois a Terra é uma esfera, e não um plano. Observe o mapa abaixo:


A LID é a linha que está apontada pelas setas.

Em função dessa separação, algumas ilhas que se encontram muito próximas umas das outras acabam tendo uma grande diferença de horário. Um exemplo é o caso das ilhas de Samoa e Tonga, que se separam apenas por 900 km de distância, mas que possuem um dia de diferença em sua hora oficial.

Se uma pessoa “cruzar” a LID, como poderá saber em que dia se encontra?

Isso vai depender para qual direção essa pessoa está se deslocando. Se ela estiver seguindo a direção Leste-Oeste (da direita para a esquerda no mapa), ela “ganha” um dia, ou seja, retrocede um dia em seu calendário. Se ela estiver seguindo na direção oeste-leste, ela “perde” um dia, ou seja, avança em um dia a sua demarcação horária. 

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Linha Internacional de Data








0 comentários

Faça seu Login