Você está aqui Mundo Educação Geografia Países Japão
Japão
Tóquio, capital japonesa

Considerado a segunda maior potência econômica do planeta, o Japão está situado no continente asiático. Devido sua localização, no extremo leste da Ásia, o país é conhecido como a “terra do sol nascente”. Essa nação é formada por quatro grandes ilhas (Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kyushu), que correspondem a 97% da área total e por diversas ilhas menores.

O Japão ocupa uma das áreas mais sísmicas do planeta, pois está localizado nos limites da placa tectônica euroasiática ocidental, que, juntamente com a placa do pacífico, formam uma zona de convergência entre placas, ou seja, ocorre o encontro dessas duas placas tectônicas, fato que desencadeia fortes terremotos, além da existência de vulcões.

O território nacional é bastante montanhoso, sendo que apenas 16% do país é composto por áreas de planícies, característica que dificulta o desenvolvimento da agricultura. Nesse sentido, a produção de gêneros alimentícios é insuficiente para suprir a demanda interna. Somente o arroz consegue abastecer o mercado nacional, não havendo necessidade de importá-lo.

A economia japonesa é altamente industrializada, apresentando grande aparato tecnológico. O país se destaca nos segmentos de eletroeletrônico, informática, robótica, automobilístico, entre outros. O Japão detém o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do planeta, atrás somente dos Estados Unidos.

O desenvolvimento econômico reflete no alto padrão de vida dos japoneses. De acordo com dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Japão possui Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,884, ocupando o 11° lugar no ranking mundial, que é composto por 169 países. Entre os fatores que contribuem para essa média estão: o analfabetismo é praticamente inexistente; a taxa de mortalidade infantil é uma das menores do mundo: apenas 3 para cada mil nascidos vivos; a expectativa de vida é de 83 anos.


Bandeira do Japão

Dados do Japão:

Localização: Ásia.

Área: 377.801 km².

Capital: Tóquio.

Idioma: Japonês.

População: 127.156.225 habitantes.

Densidade demográfica: 336,5 hab/km².

População urbana: 66,6%.

População rural: 33,4%.

Esperança de vida ao nascer: 83 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,884 (muito alto).

Religião: Budismo 55,3%, novas religiões 25,9%, sem religião 10,2%, cristianismo 3,5%, ateísmo 2,9%, xintoísmo 2,1%, outras 0,1%.

Governo: Monarquia parlamentarista.

Chefe de Estado: Imperador Akihito.

Atual Primeiro-ministro: Yukio Hatoyama.

Moeda: Iene.

Produto Interno Bruto (PIB): 4,9 trilhões de dólares.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Japão








0 comentários

Faça seu Login