Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana Globalização
Globalização
Globalização: interligação econômica, política, social e cultural

A globalização ou mundialização do espaço geográfico é caracterizada pelo processo de interligação econômica, política, social e cultural, em nível global. Esse processo é consequência, principalmente, da expansão dos sistemas de comunicação por satélites, da telefonia, da presença da informática na maior parte dos setores de produção e de serviços, através da internet.


A globalização constitui o estágio máximo da internacionalização, a amplificação em sistema-mundo de todos os lugares e de todos os indivíduos, logicamente em graus diferentes.

Alguns pesquisadores consideram que a globalização teve início com as grandes navegações nos séculos XV e XVI, pois nesse período o colonizador europeu entrou em contato com povos de outros continentes, mantendo relações sociais, culturais e comerciais.
Porém, esse processo se intensificou com a queda dos regimes comunistas na Europa e a abertura econômica realizada na China, ambos na década de 1980. As empresas transnacionais, que possuem matriz em um país, mas atuam com filiais em outros, expandindo seu mercado consumidor, são aos grandes marcos da globalização. Pois a abertura econômica realizada por esses países proporcionou que essas empresas expandissem seu foco de atuação.

A globalização é de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato técnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, investimentos, entre outros, fatores essenciais para realização eficaz das atividades econômicas em escala planetária.


Empresas transnacionais

Os aspectos culturais também sofrem influência por esse processo, pois há uma mudança de alguns hábitos, através de programas de televisão de outros países, instalação de fast food, acesso à rede mundial de computadores (internet), entre outros fatores. No entanto, aspectos locais continuam fortemente presentes na população, diferenciando as culturas.

Uma característica marcante do processo de globalização é a diferença do desenvolvimento tecnológico entre os países emergentes e os desenvolvidos, onde os países em desenvolvimento não conseguem acompanhar os avanços da tecnologia, o que reflete em suas economias. As principais diferenças remetem ao tipo de produção entre os países ricos e pobres, o primeiro é exportador de tecnologias enquanto que o segundo é produtor primário.

Portanto, a globalização através do aparato tecnológico desenvolvido, proporciona maior instantaneidade aos fluxos de transporte, informação, mercadorias, pessoas, capital, etc.

Confira também!

Globalização econômica e exclusão social
As desvantagens da globalização.

O que é Globalização?
O significado da globalização no contexto mundial.

Os tipos de globalização
Conheça os tipos de globalização praticadas no mundo.

Globalização, Desenvolvimento e Subdesenvolvimento

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Globalização








16 comentários

Faça seu Login

  • quinta-feira | 22/11/2012 | Leandro
    Usuário

    ajudou bastante, ótimo comentario

  • segunda-feira | 03/09/2012 | Nat
    Usuário

    Valeu muito, vai ajudar na minha prova do dia 22 de setembro !

  • terça-feira | 24/07/2012 | faustina
    Usuário

    valeu, ajudou muito ao trabalho

  • sexta-feira | 30/03/2012 | ramon
    Usuário

    nossa o processo de globalizaçao tem acontecido muito rapido