Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana do Brasil Fusos horários no Brasil

Fusos horários no Brasil

O Brasil, desde 2013, passou a contar novamente com quatro fusos horários.

Fusos horários no Brasil
Os fusos horários do Brasil passaram a ser quatro novamente a partir de 2013

O Brasil é um país com dimensões continentais, ou seja, sua área territorial é correspondente à área de um continente. Por essa razão, o país possui, ao todo, quatro fusos horários. Em outras palavras, podemos dizer que há quatro regiões no Brasil que possuem horários diferentes umas das outras. Essa diferença na demarcação do horário deve-se, sobretudo, à extensão no sentido leste-oeste que o país possui, além da existência de algumas ilhas no Oceano Atlântico pertencentes ao Brasil.

Mas não foi sempre assim. Antigamente, quando o território brasileiro não era muito povoado, com uma concentração populacional maior somente ao longo da região litorânea, o país contava apenas com um fuso. Em 1913, no entanto, o decreto nº 2.784, assinado pelo então presidente Hermes da Fonseca, instituiu um conjunto de quatro diferentes horários para o país, medida que seguiu em vigor durante um longo período.

A região brasileira que se encontra mais a oeste do país, envolvendo os estados do Acre e do Amazonas, apresentava um fuso horário de duas horas de diferença em relação à capital Brasília (diferença que aumentava para três horas durante o Horário de Verão). Sob o argumento de que essa diferença traria grandes problemas econômicos para a região, em 2008, foi sancionada uma lei que alterava o fuso local, integrando-o às demais regiões próximas, sendo que a diferença para a capital do país era de apenas uma hora.

No entanto, essa alteração provocou certa polêmica, uma vez que não houve uma consulta à população local. Portanto, durante o segundo turno das eleições presidenciais de 2010, realizou-se um referendo sobre qual era a opinião pública sobre o horário local que deveria ser exercido. A população, então, votou para o restabelecimento do horário antigo, o que só foi executado em novembro de 2013.

Portanto, há, novamente, quatro fusos horários no Brasil, conforme podemos observar no mapa a seguir:

Mapa atualizado dos fusos horários no Brasil
Mapa atualizado dos fusos horários no Brasil

O primeiro fuso horário brasileiro encontra-se duas horas atrasado em relação ao Meridiano de Greenwich, considerado como o “marco zero” para a medição do horário mundial. Nesse fuso, encontram-se apenas algumas ilhas pertencentes ao Brasil, com destaque para Fernando de Noronha.

O segundo fuso horário encontra-se três horas atrasado em relação a Greenwich, abrangendo a maior parte do território brasileiro, incluindo a capital Brasília. Fazem parte desse fuso as regiões Nordeste, Sudeste, Sul e partes das regiões Norte e Centro-Oeste.

O terceiro fuso horário encontra-se quatro horas atrasado em relação ao horário oficial de Greenwich, estando uma hora atrasado em relação à capital do Brasil. Envolve parte das regiões Norte e Centro-Oeste.

O quarto e último fuso horário brasileiro encontra-se cinco horas atrasado em relação ao horário de Greenwich e duas horas atrasado em relação à capital Brasília. Conforme podemos observar no mapa anterior, ele abrange somente o estado do Acre e uma pequena parte do território do Amazonas.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Fusos horários no Brasil








26 comentários

Faça seu Login

  • domingo | 16/06/2013 | Giovana Barbosa
    Usuário

    muito bom me ajudou o suficiente para tirar uma boa nota...

  • segunda-feira | 01/04/2013 | GIOVANNA
    Usuário

    esse assunto é importante para educação

  • domingo | 09/09/2012 | edy
    Usuário

    sempre base do meu trabalho

  • terça-feira | 14/08/2012 | A....S....Y
    Usuário

    GOSTEI MUITO FOI BASE DO MEU TRABALHO ESCOLAR