Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia Física do Brasil Fitogeografia do Brasil

Fitogeografia do Brasil

O Brasil possui uma extensão territorial muito grande, o que proporciona variadas formas de relevo, vegetação e clima, dando origem a diferentes paisagens.

O estudo que relaciona vegetação, clima e relevo é chamado de Domínios Fitogeográficos ou Domínios Morfoclimáticos e Fitogeográficos.

Floresta Amazônica:

É uma floresta tropical localizada na região Norte do país, presente principalmente nos estados do Amazonas, Roraima, Amapá, Acre, Rondônia e Pará. É densa e suas árvores são de porte grande. Apresenta clima quente e úmido que favorece condições a esse tipo de vegetação mais densa.

Possui uma riqueza muito grande de espécies vegetais e animais, muitas ainda nem catalogadas. É a maior floresta existente, mas está passando por um processo de desmatamento perigoso para o solo da Amazônia, pois seu solo é frágil e sua fertilidade é mantida pelos nutrientes formados pela matéria orgânica superficial. A retirada da cobertura vegetal pode tornar o solo arenoso e pouco fértil.

Floresta Amazônica e sua vegetação característica

Mata Atlântica:

Floresta tropical de clima quente (ameno) e úmido com variadas espécies vegetais e animais. Possui vegetação densa, mas de menor porte que a amazônica.

Infelizmente, foi a fitogeografia mais desmatada no Brasil, restando muito pouco desse bioma, em virtude da intensa extração vegetal e mineral ocorrida no início da colonização brasileira e depois com a produção agrícola em seu solo fértil.

Está localizada na porção Sudeste, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Mata Atlântica

Cerrado:

É conhecido como a savana brasileira. Sua vegetação é bem característica, com presença de árvores de médio porte com troncos retorcidos e secos, folhas grossas e raízes profundas, características decorrentes do clima.

As estações do ano são marcadas por um longo período de seca (cerca de seis meses) e por outro período bem úmido (de também seis meses).

Sofre atualmente um processo de desmatamento muito grande em razão da boa fertilidade do solo e do relevo mais plano, também chamado de planalto. Está localizado na região central brasileira, principalmente nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Cerrado

Caatinga:

Região mais seca presente em todo o Nordeste do Brasil. Também é chamada de sertão nordestino. Sua vegetação é formada por pequenas árvores de troncos bem retorcidos e poucas folhas, arbustos pequenos e secos e cactáceos.

O clima semiárido da região favorece esse tipo de vegetação mais seca, pois a chuva é bastante escassa e mal distribuída durante o ano.

Paisagem mais árida com presença de cactáceos

Pantanal:

É considerada uma área de transição de vegetação, pois possui características da região amazônica e do cerrado. Está localizada na porção mais Oeste do Brasil, nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul em uma vasta área de planície, que fica inundada durante uma parte do ano.

Possui vegetação e animais específicos (como a ave Tuiuiú, que só existe nessa planície).

Pantanal

Mata de Araucária:

Floresta com características únicas, pois possui uma árvore que predomina em toda a região, o pinheiro Araucária. Está localizada em uma região de clima mais frio, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na região Sul.

Existem hoje poucas áreas preservadas com essa mata, pois seu solo fértil provocou um grande desmatamento na região para a produção agrícola.

Mata de Araucária

Campos:

Localizada na região Sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, essa vegetação é marcada pela presença de gramíneas, arbustos e pequenas árvores.

A região passa por desmatamento atualmente em razão da produção agrícola e do cultivo de pastos para a criação bovina.

Vegetação de Campos

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Fitogeografia do Brasil








12 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 10/10/2012 | Policial do...
    Usuário

    matéria nota 10

  • quarta-feira | 10/10/2012 | Luiz Eduardo
    Usuário

    muito bom

  • quarta-feira | 04/07/2012 | tati
    Usuário

    adorei conhecer um pouco mais fitogeografia do brasil

  • quarta-feira | 20/06/2012 | Ana Flávia...
    Usuário

    Ficou fera mesmo, parabéns. Vocês são demais!!!