Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia Física Estruturas Geológicas

Estruturas Geológicas

As principais estruturas geológicas da Terra são os crátons, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos.

Estruturas Geológicas
Cordilheira dos Andes, formada pelos dobramentos modernos

A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Assim, todo o relevo terrestre foi dividido a partir de seus três principais tipos. Observe o mapa abaixo:

Mapa com as três principais estruturas geológicas da Terra
Mapa com as três principais estruturas geológicas da Terra

Podemos perceber, com a correta leitura do mapa, que existem três tipos principais de estruturas geológicas: os crátons, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos (clique nos nomes para conhecer detalhadamente cada uma dessas formas).

Os crátons, também conhecidos como escudos cristalinos ou maciços antigos (na verdade, esses nomes representam um de seus subtipos), são formações geológicas consideradas antigas, formadas nas primeiras eras geológicas do planeta, durante a sua formação. São compostos por rochas ígneas, ou magmáticas, e metamórficas, apresentando uma elevada quantidade de grandezas minerais (como o ouro, o ferro, o alumínio e muitos outros). São áreas geologicamente estáveis, ou seja, com poucos terremotos e vulcanismos, costumando dar origens a regiões de planaltos.

As bacias sedimentares são composições rochosas formadas a partir de extensas e inúmeras camadas de rochas sedimentares, que surgiram a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras. São as mais extensas das estruturas geológicas, recobrindo cerca de 70% do relevo terrestre. São importantes por apresentarem, dependendo das condições locais, uma grande quantidade de fósseis e até petróleo.

Por fim, os dobramentos modernos, também chamados de cadeias orogênicas, são formações geológicas consideradas recentes, cujo início ocorreu na era Cenozoica, no período Terciário (há cerca de 250 milhões de anos). São resultantes das ações do tectonismo, geralmente do choque ou conflito entre duas placas tectônicas. Essas formações são originárias das grandes cadeias de montanhas da Terra, como a Cordilheiras dos Andes (América do Sul) e a Cordilheira do Himalaia (Ásia), onde se encontra a montanha mais elevada do planeta, o Everest.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Estruturas Geológicas








1 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 19/03/2014 | Marcela
    Usuário

    nossa, muito bom, esse site me surpreendeu positivamente