Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana População Migração Emigração Brasileira

Emigração Brasileira

Emigração Brasileira
Fronteira entre Estados Unidos e México.

Entre as décadas de 80 e 90, milhões de brasileiros deixaram o Brasil, promovidos por sucessivas crises econômicas que assombrava todos os habitantes e posteriormente pelo crescente número de desemprego causado pelo processo de globalização e de novas tecnologias que tiraram muitos postos de trabalho, então foram em busca de novas oportunidades e melhores condições de vida, direcionados a diversos países espalhados pelo mundo.

Os países que atraem os brasileiros são muitos, no entanto, os países desenvolvidos quase sempre são os principais destinos, porém basicamente três países absorvem aproximadamente 80% de todos emigrantes brasileiros no mundo, desse modo destacam-se respectivamente: Estados Unidos com aproximadamente 800.000 mil brasileiros, Paraguai com cerca de 455.000 mil e Japão com 254.000.

No Paraguai, existem os Brasiguaios, são brasileiros que exercem atividades agrícolas no país, principalmente na produção de soja, geralmente esses produtores detém um bom nível de vida. Nos últimos tempos, muitos brasileiros foram em busca de novas terras na Bolívia para o desenvolvimento da cultura da soja, atualmente vivem em território Boliviano pelo menos 1.000 famílias brasileiras.

Os Estados Unidos, principalmente nos anos 90, recebeu uma infinidade de brasileiros, esses desenvolvem atividades que requer pouca qualificação e que os próprios americanos se negam a executar, tarefas como: lavar pratos, limpezas de residências, construção de casas entre muitas outras, nesse caso são tarefas realizadas por brasileiros e imigrantes de outras origens.

O sonho americano continua, pois o fluxo migratório para esse país é extremamente intenso. As pessoas que decidem viver nos Estados Unidos antes precisam chegar ao país, o que não é fácil, uma vez que os vistos são bastante restritos, devido a isso muitos brasileiros pagam elevados valores em dólares para atravessar a fronteira entre o México e o país em questão, a travessia é clandestina, por isso oferece muitos riscos, como ser pego pelo serviço de migração norte-americana, ser preso e depois deportado, além de sofrer nas mãos de “coyotes” (pessoas que facilitam a entrada de imigrantes) e enfrentar os perigos do deserto. Nessa tentativa, muitos brasileiros contraem dívidas no Brasil, vendem suas casas, acreditando que ao começar a trabalhar poderão saná-las, embora nem sempre seja isso o que acontece, pois quando são pegos pelo serviço de imigração são deportados, desse modo ficam impossibilitados de pagar tais dívidas.

Em território Norte-Americano as cidades que mais atraem os brasileiros são Nova York, Boston e Miami.

Antes desse fluxo de brasileiros para os Estados Unidos, o lugar que mais recebia pessoas vindas do Brasil era o Japão, principalmente nos anos 80, o fato ocorreu a partir do momento que o Governo Japonês liberou a entrada de descendentes diretos no país, no entanto, não se tratou de uma atitude despretensiosa, pois na verdade o que realmente o governo pretendia era adquirir mão-de-obra com baixa qualificação e automaticamente com baixo custo, para desenvolver atividades na indústria, em sua maioria. Apesar das elevadas horas de trabalho, o remunerado possibilitava a ocorrência de dekasseguis (acumulação de recursos) e posteriormente esses brasileiros voltavam ao país com dinheiro, adquirindo seus próprios negócios e ajudando a família.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Emigração Brasileira








27 comentários

Faça seu Login

  • quinta-feira | 16/05/2013 | larissa
    Usuário

    muito bom wouu

  • domingo | 28/04/2013 | layla
    Usuário

    Gostei muito amei Me salvou

  • terça-feira | 23/04/2013 | Beatriz Perdigão
    Usuário

    salvou meu dever de casa kkkkkkkkkkk

  • terça-feira | 13/11/2012 | amanda
    Usuário

    esses trabalhos que aparecem no computador são muito legais me ajudou a estudar e apresentar trabalhos adorei beijo pra todos e principalmente pra quem criou essa pagina beijão ate qualquer dia