Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia Física Dobramentos modernos

Dobramentos modernos

Os dobramentos modernos expressam as altitudes mais elevadas do relevo terrestre.

Dobramentos modernos
Imagem dos Alpes, na Suíça. Um exemplo de dobramento moderno

Os dobramentos modernos – também conhecidos como cadeias orogênicas ou cinturões orogênicos – são estruturas geológicas que se originaram em virtude das ações do tectonismo e correspondem à formação de cadeias montanhosas, apresentando as maiores altitudes do planeta. Em geral, são compostos por rochas magmáticas (ou ígneas) e metamórficas. São exemplos de dobramentos modernos a Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e a Cordilheira do Himalaia, na Ásia, onde se encontra o Monte Everest.

Sob o ponto de vista do tempo geológico, os dobramentos modernos são considerados de origem recente, com cerca de 250 milhões de anos desde o início de sua formação. Sua localização ocorre, na maior parte, em regiões com relativa instabilidade geológica, graças ao fato de se originarem do choque e interação entre duas placas tectônicas. Observe os esquemas a seguir.

As ações tectônicas das placas convergentes
As ações tectônicas das placas convergentes

Visualização mais aproximada da imagem acima sobre as cadeias montanhosas
Visualização mais aproximada da imagem acima sobre as cadeias montanhosas

Na imagem A, podemos notar as consequências do encontro entre placas convergentes, onde a mais pesada afunda e a mais leve eleva-se, formando, sobre essa última, enrugamentos que dão origem aos dobramentos modernos e às cadeias de montanhas. A imagem B permite-nos visualizar mais de perto como os processos endógenos do tectonismo provocam o soerguimento do relevo e a sua consequente ondulação.

Podemos então concluir que, por serem formações geologicamente recentes, os dobramentos modernos sofreram em menor grau a ação dos agentes externos ou exógenos de transformação da superfície, o que ajuda a explicar o fato de seu relevo ser mais acidentado.

Curiosidade: se esses são os “dobramentos modernos”, onde estão os “dobramentos antigos”?

“Dobramentos antigos” é uma expressão não mais usual para se referir aos crátons ou escudos cristalinos, também conhecidos por maciços antigos, ou seja, os escudos cristalinos nada mais são do que dobramentos com formação geológica antiga. Por isso, eles tiveram mais tempo para sofrerem alterações em suas composições e passarem pelos efeitos das ações dos agentes exógenos de modelagem do relevo.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Dobramentos modernos








0 comentários

Faça seu Login