Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana Diferenças entre a era industrial e globalizada

Diferenças entre a era industrial e globalizada

Diferenças entre a era industrial e globalizada
As primeiras indústrias eram rudimentares.
O processo de industrialização no mundo teve início no final do século XVIII e começo do XIX na Inglaterra, nos primeiros anos as indústrias eram estritamente compostas por sociedades nacionais. A produção nesse período estava ligada às manufaturas, com produtos com pouca tecnologia.

A primeira etapa do processo de industrialização não ocorreu em todos os países do mundo, foram restritos ao nordeste dos Estados Unidos, a alguns países europeus e ao Japão.

Após essa etapa o mundo ingressou na era globalizada, esse novo período produtivo recebeu uma nova configuração, pois houve o surgimento de grandes organizações e corporações, empresas privadas e a consolidação das transnacionais. Além disso, aconteceram enormes evoluções tecnológicas que contribuíram diretamente para o processo de globalização.
Atualmente, os principais centros industriais, informacionais, financeiros, estão localizados no sudoeste dos Estados, Europa Central, como Londres e Milão; Japão e os Tigres Asiáticos.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Diferenças entre a era industrial e globalizada








4 comentários

Faça seu Login

  • terça-feira | 04/05/2010 | Eduardo Freitas
    Usuário

    O conceito de Revolução implica em ruptura causada pela inserção de algo novo. No caso da Revoluçao Industrial (que muitos autores dividem em 3) essa inovação foi a tecnológica pelo surgimento de máquinas (tear, maquina a vapor) que alavancou (ou financiou) o desenvolvimento de alguns e infelismente a subserviência de muitos (paises e pessoas) que não detinham a tecnologia do processo para se agregar valor as matérias primas. Assim sendo surgiu uma especie de colonialismo econômico no qual os paises industrializados mantinham a relação dependência com paises menos ou não industrializados, mantida muitas vezes até os dias atuais. Pelo prisma da sociedade a industrialização contribuiu inicialmente para o modo urbano de vida (cidades) e em um segundo instante para a segregação do proletariado nas suas periferias. Obviamente em nem todas cidades do mundo o processo ocorreu de modo igual. Os problemas dos desempregados em Londres na 1a Rev Indst em muito pouco se assemelha aos ocorridos no RJ e SP após a abolição da escravidão ou do ciclo do café no Brasil e, embora suas consequencias tenham sido iguais o modo de se lidar com o problema se difere em muito. a fase atual da globalização, admite a exportação dos processos de industrialização a países do terceiro mundo (em desenvolvimento seria o politicamente correto). assim o interesse em recursos minerais, admite por exemplo que estes seja fundidos, prensados, refinados ou selecionados no país de origem para que há economicidade logística e também as etapas mais poluidoras mantenham-se na origem dos paises fornecedores da "matéria-prima"

  • segunda-feira | 27/04/2009 | dyanna
    Usuário

    Eu gostei muito de quando estava estudando essa materia sempre fui interresada em geografia principalmente a era da revolucao industrial e a globalizacao´.Apesar de ter sido dificil para aprender a materia;mais aos poucos fui me acustumando estudo numa escola onde o estudo é muito rigido o famoso Alberto Salotti .Aprendi varias materias com a ajuda deste site em ingles e varias outra materias;sópeco que acrescente outras coisas pois estou na 7° serie e nos site como este esquecem estas series.rsrs Agradeço pelo esse site que tem me ajudado muito =]

  • quarta-feira | 01/04/2009 | marinalva
    Usuário

    Quando falamos de indústria percebemos que o própio nome já nos remete para tecnologia e globalização. Só que essa evolução não gera só tecnologia e nem o nome do melhor no rankin do setor financeiro; gera desemprego,mão-de-obra barata,super faturamento nos setores privados é concorrência desleal. O Brasil está longe dos centros industriais, pois não investe no processo industrial direto.

  • quinta-feira | 04/12/2008 | Gláucio Carlos
    Usuário

    Concordo com o processo de diferenciação entre era industrial e era globalizada, porém acredito que o desenvolvimento do próprio processo de globalização contou com os avanços industriais, e vice-versa, pois com a consolida;cão das transnaionais como as principais detentoras do capital especulativo interrnacional intensificou-se a produ;cão industrial no cenário mundial, muito em função do pr'prio desenvolvimento do meio técnico-científico-informacional e operacional, bem como da pr'pria Revolução Telemática. Obrigado pela oprtunidade e um abraço!