Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana Desemprego, um problema mundial

Desemprego, um problema mundial

Desemprego, um problema mundial
O desemprego no mundo

Atualmente o mundo atingiu um nível muito alto de desemprego, fato que só havia acontecido, em proporções similares, após a crise de 29.

Segundo os órgãos internacionais, existem hoje, aproximadamente, 850 milhões de pessoas desempregadas, algumas profissões foram superadas outras extintas, o crescimento constante de tecnologias provoca alterações no mercado de trabalho em todo o mundo.

Até mesmo em países de terceiro mundo as fábricas e indústrias estão sofisticadas e modernas. As empresas são obrigadas a investir maciçamente em tecnologia para garantir rapidez e melhorar a qualidade, itens necessários em um mercado tão competitivo.

Na contemporaneidade as empresas entraram em um período de reestruturação de uma nova engenharia para atingir o Computer Frindly (Amistosa ao computador), e nessa dinâmica tecnológica, as profissões têm passado ou estão passando por um processo evolutivo, como ocorreu na natureza com a evolução de alguns animais, a extinção de outros, a diminuição da população de alguns, além dos que se adaptaram às evoluções do mundo, hoje no mundo das profissões algumas evoluíram, outras estão se extinguindo, outras diminuíram suas atuações e outras se adaptaram às novas realidades do mercado.

Mas tantas tecnologias e avanços não trazem benefícios a todos, nos países subdesenvolvidos, por exemplo, a robotização e a constante evolução colocam em risco milhões de postos de trabalho no mundo, países como a China, com um constante crescimento industrial e econômico, e avançando tecnologicamente, podem provocar uma exclusão gigantesca, já que esse é o país mais populoso do mundo.

Várias são as conseqüências do estágio tecnológico que a atual sociedade presencia, e sem dúvida o desemprego é um dos piores, se continuar retirando postos de trabalho, somando ao crescimento populacional que no final desse século poderá atingir cerca de 12 bilhões de pessoas, o mundo poderá entrar em colapso. Em alguns países desenvolvidos já são visíveis os problemas decorrentes do desemprego, como o aumento da criminalidade.

Em suma, as autoridades devem encontrar soluções que aliem tecnologia e empregabilidade, já que as pessoas tiram seu sustento do trabalho, agora, se não houver trabalho o futuro dessas será comprometido.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Desemprego, um problema mundial








8 comentários

Faça seu Login

  • sexta-feira | 12/04/2013 | Suzany Santos
    Usuário

    DESEMPREGO E UMA COISA SERIA...NOSSOS GOVERNANTES NÃO SE PREOCUPAM EM SOLUCIONA ESSE PROBLEMA, DEIXANDO MILHARES DE PESSOAS DESEMPREGADA...NA MISERIA

  • sexta-feira | 20/07/2012 | fernanda
    Usuário

    o desemprego no brasil estar grande,e as autoridades nâo fazem nada para mudar;para podemos viver no mundo melhor.

  • terça-feira | 05/06/2012 | anneelen
    Usuário

    esse site é tudo de bom ñ sei o que seria de mim sem ele me ajuda muito é bem legal

  • terça-feira | 15/05/2012 | gabriela
    Usuário

    foi muito util esse site