Você está aqui Mundo Educação Geografia Países Colômbia
Colômbia
Bandeira da Colômbia

Localizada no extremo norte da América do Sul, a Colômbia possui extensão territorial de 1.138.914 quilômetros quadrados, sendo o quarto maior país desse subcontinente. O território colombiano limita-se com o Brasil (a sudeste), Venezuela (a leste), Panamá (a oeste), Equador (a sudoeste), Peru (ao sul), além de ser banhado pelo Mar do Caribe (ao norte) e pelo Oceano Pacífico (a oeste).

Com população total de 45.659.709 habitantes, é considerado como o segundo país mais populoso da América do Sul. Bogotá, capital nacional, é a cidade colombiana que possui o maior contingente populacional: 6.260.862 habitantes. Outras cidades populosas são: Cali (2.077.386), Medellín (1.861.265), Barranquilla (1.223.260) e Cartagena (805.757).

A Colômbia está localizada a oeste do Meridiano de Greenwich, portanto, o país pertence ao Hemisfério Ocidental. A linha do Equador passa na porção sul do território colombiano, fato que proporciona ao país ter uma parte de sua área no Hemisfério Meridional (sul) e outra parte no Hemisfério Setentrional (norte). Com relação à zona climática, o país pertence à zona intertropical, visto que seu território está localizado entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.

As florestas tropicais são a vegetação predominante na Colômbia. O clima é tropical quente, porém, nas terras altas predomina o clima de montanha.

A economia nacional é a terceira maior da América do Sul, apresentando-se inferior somente a do Brasil e da Argentina. Seu Produto Interno Bruto (PIB) atingiu, em 2009, a marca de 242,2 bilhões de dólares. Sua composição é a seguinte: agricultura - 13,9%; indústria - 30,3%; serviços - 55,8%. Os principais produtos de exportação nacional são café e petróleo.

O narcotráfico é outra atividade marcante no país. Atualmente, a Colômbia é a maior produtora mundial de cocaína (estima-se que esse país seja responsável por 80% da produção mundial dessa droga).

A Colômbia também sofre há décadas com um conflito interno que envolve guerrilheiros de esquerda, representados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e o Exército de Libertação Nacional (ELN), grupos paramilitares de direita (Autodefesa Unidas da Colômbia) e as Forças Armadas. Calcula-se que aproximadamente 200 mil pessoas tenham morrido durante esses conflitos.


Brasão de Armas da Colômbia

Informações sobre a Colômbia:

Extensão territorial: 1.138.914 km²

Capital: Bogotá

Governo: República presidencialista

Idioma: Espanhol (oficial)

Religião: Cristianismo - 96,7% (católicos - 92,1%, outros - 4,6%), outras - 1,9%, sem religião e ateísmo - 1,4%

População: 45.659.709 habitantes

Densidade demográfica: 41 hab/km²

População residente em área urbana: 75%

Analfabetismo: 7,3%

Esperança de vida ao nascer: 72,5 anos

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,689.

Moeda: Peso colombiano.

Produto Interno Bruto (PIB): 242,2 bilhões de dólares.

PIB per capita: 3.648 dólares.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Colômbia








0 comentários

Faça seu Login