Cerrado
O lobo guará é um símbolo do cerrado

O cerrado corresponde a uma formação vegetal que ocupava grande parte do território nacional, sendo superado somente pela floresta Amazônica. Originalmente abrangia uma área de 2 milhões de quilômetros quadrados, que representava 25% de todo território brasileiro. O domínio do cerrado era identificado em dez estados do país.

O cerrado se encontra em áreas nas quais o clima predominante é o tropical sub-úmido, isso por que apresenta duas estações bem definidas com verões quentes e chuvosos e invernos secos com redução na temperatura em determinados meses (maio, junho e julho), especialmente à noite e na madrugada.

A formação vegetal em questão é constituída por árvores, arbustos e gramíneas, possui característica de apresentar plantas de pequeno porte com troncos retorcidos, com folhas e cascas grossas. A vegetação não é homogênea, por isso exibe particularidades que o classifica em subsistemas, de campo, cerrado, cerradão, matas, matas ciliares ou galeria e veredas e ambientes alagadiços.

O solo que prevalece em áreas de cerrado é pobre, constituído de forma abundante por ferro e alumínio. O ecossistema do cerrado abriga um grande potencial hídrico com a presença de um enorme aqüífero subterrâneo, além de três importantes bacias hidrográficas (Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata).

Atualmente o cerrado se encontra extremamente degradado em razão da agricultura monocultora e a pecuária, diante desse fato restam aproximadamente 20% de cerrado, isso em estimativas otimistas, pois muitos pesquisadores acreditam que o percentual seja ainda menor.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Cerrado








0 comentários

Faça seu Login