Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana Balança Comercial

Balança Comercial

Balança Comercial
Os portos é o principal centro de exportação e importação.

Há muito tempo os países realizam transações comerciais entre si, essas são provenientes da compra e venda de uma infinidade de produtos, esse fluxo comercial corresponde a quem compra ou importa, denominado de importação; e quem vende ou exporta, chamado de exportação.

As trocas comerciais acontecem por diferentes motivos como, por exemplo, o climático, na Europa o clima é temperado, desse modo é inviável a produção de cana-de-açúcar (matéria-prima na produção do açúcar) que é uma cultura de clima tropical, assim é mais conveniente importar de países que possuem tais características e que são produtores.

Essa constante troca comercial deriva o processo da balança comercial, desse modo quando um determinado país gera um volume financeiro oriundo de exportação que supera o da importação, sua balança comercial é positiva, conhecido de superávit.

Por outro lado, se o valor das importações se tornarem superiores aos das exportações a balança comercial é negativa, pois entrou mais produtos do que saiu, é como se um trabalhador em um determinado mês gastasse um valor que excedesse seu salário, ficando endividado ou negativo financeiramente. Para se obter um resultado acerca da balança comercial é necessário o total das exportações subtraído pelo total das importações, desse modo o saldo pode ser deficitário ou superavitário.

Ao decorrer de várias décadas o que acontecia no mundo nesse sentido era que os países que ainda não haviam se industrializado negociavam produtos industrializados dos países desenvolvidos, pagando um valor elevado por tais mercadorias e, em contrapartida, os países pobres vendiam produtos primários com valor extremamente inferior, resultando em uma enorme disparidade comercial, contribuindo para o enriquecimento de importantes nações e gerando um déficit muito grande nos países pobres.

Assim, esse processo se torna totalmente favorável aos países industrializados, na segunda metade do século passado houve uma evolução nesse sentido com a dispersão das empresas transnacionais pelo mundo e possibilitou aos países subdesenvolvidos exportar produtos industrializados e dessa maneira equilibrou a balança comercial.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Balança Comercial








1 comentários

Faça seu Login

  • sábado | 10/05/2008 | Felicio
    Usuário

    Precisamos mudar essa lógia,externa e internamente, o progresso precisa mudar de foco, aqui e no mundo, a industrialização e o enriquecimento precisam ser equitativos!