Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana Aspectos econômicos da Nigéria

Aspectos econômicos da Nigéria

A economia da Nigéria, apesar da atual ordem de crescimento, ainda sofre com a instabilidade política e com a excessiva dependência da exportação de petróleo.

Aspectos econômicos da Nigéria
Naira, moeda da Nigéria

A Nigéria é um país que se localiza na região ocidental da África e constitui-se como a segunda maior “potência” do continente. Sua economia, nos últimos anos, vem registrando índices sucessivos de crescimento, tendo quadruplicado a sua posição ao longo da última década.

Além de ser a segunda maior economia, é também o segundo país mais industrializado da África, ficando atrás somente dos sul-africanos. Apesar dos contínuos crescimentos, a Nigéria está longe de apresentar uma economia sólida ou emergente. Isso porque a sua produção está diretamente dependente da exportação de petróleo, a principal matéria-prima do país. Tal fator propicia a concentração de renda e a chamada “fuga de capitais”, uma vez que o processo de extração e refino do petróleo é predominantemente realizado por empresas estrangeiras.

O país sofre os efeitos econômicos e industriais provenientes do período de colonização inglesa, que perdurou por cerca de 100 anos. Somam-se a esse fator os elevados índices de corrupção e os elevados níveis de endividamento do país, um dos maiores em toda a África.

A renda per capita da Nigéria é uma das piores em todo mundo: cerca de 560 dólares. A expectativa de vida é baixa, girando em torno de 55 anos, sendo que a maior parte da população ainda vive na zona rural. O principal problema, no que tange ao aspecto espacial, é a inexistência de condições de infraestrutura para industrialização e desenvolvimento do país, uma vez que os direcionamentos dos investimentos públicos concentram-se na produção de petróleo, o que beneficia mais as empresas que realizam a extração desse recurso do que a população em si.

Em virtude da baixa diversificação dos investimentos públicos, das elevadas injustiças sociais e dos altos níveis de desigualdade – isso sem contar a pluralidade de nações ocupando um mesmo território e buscando a independência –, a Nigéria possui uma instabilidade política acentuada. Atualmente, há um grupo terrorista atuando no país, o Boko Haram, que realiza, com frequência, atentados nas mais diversas regiões.

Com base nessas informações, o que podemos notar é que a Nigéria representa o quadro geral econômico e político da África: dependência financeira para com países e empresas estrangeiras, mercado pautado na produção de matérias-primas, ordenamento territorial que enquadra diferentes nações em um mesmo território e um quadro de instabilidade política, todos esses fatores diretamente herdados do quadro colonial que se instalou nos séculos XIX e XX sobre o continente.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Aspectos econômicos da Nigéria








2 comentários

Faça seu Login

  • segunda-feira | 26/05/2014 | larissa nunes
    Usuário

    mò legal

  • segunda-feira | 19/05/2014 | mayara cristina
    Usuário

    adorei o site ajudo bastante