Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana do Brasil As regiões do Brasil
As regiões do Brasil
As cinco regiões brasileiras atuais.

O território brasileiro está dividido em estados, além de estar regionalizado, ou seja, dividido em Regiões. O Brasil está dividido em cinco Regiões, essa configuração foi proposta pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) desde 1970, com uma alteração em 1988, quando Tocantins foi desmembrado de Goiás, tornando-se um estado autônomo.

Atualmente o Brasil está dividido regionalmente da seguinte forma:

Região Norte: Região de maior extensão territorial, com uma área de 3 853 327 quilômetros quadrados, abriga os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins, possui a menor densidade demográfica do país. Sua população total é de 15.864.454 habitantes.

Região Centro-Oeste: possui a segunda maior extensão em território entre todas as Regiões, com uma área de 1 606 371 quilômetros quadrados, abriga os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. A população total é de 14.058.094 habitantes. A Região Centro-Oeste é menos populosa, essa parte do país atravessa um período de intenso desenvolvimento, especialmente das atividades da agropecuária e agroindústria.

Região Nordeste: em número de habitantes é superada somente pela Região Sudeste, possui uma população de 53.081.950 habitantes que se encontra em uma área de 1 554 257 quilômetros quadrados. Essa Região abriga os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Um dos principais problemas que atormenta essa região está ligado ao clima que predomina nessa porção do território brasileiro, pois todos os anos a população enfrenta a seca proveniente do semi-árido.

Região Sudeste: Região que abrange uma área de 924 511,3 quilômetros quadrados, abriga a maior população do país, com 80.364.410 habitantes. Nela estão estabelecidos os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A Região em questão é mais industrializada e mais desenvolvida economicamente, no entanto, sofre com diversos problemas urbanos de ordem social.

Região Sul:
menor Região do país quanto à extensão territorial, ocupa uma área de 576 mil quilômetros quadrados, onde está distribuída uma população de 27.386.891 habitantes. A Região Sul é composta pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, possui uma particularidade climática em relação às demais Regiões, pelo fato de prevalecer o clima subtropical.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

As regiões do Brasil








183 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 14/05/2014 | Rayane
    Usuário

    Muito legal perfeito vai ajudar muito no nosso ceminario! obrigado

  • quinta-feira | 24/04/2014 | carol castillo
    Usuário

    achei imcrivel

  • sábado | 05/04/2014 | Gabriel Antonio
    Usuário

    Tenho 10 anos, estou cursando o 4 ano do ensino fundamental, com ajuda da minha mãe, estou realizado um trabalho das regiões brasileiras. Está sendo bem aproveitado este conteúdo.

  • quarta-feira | 23/04/2014 | meirillaine
    2 3

    eu tenho 11 anos e eu estou estodado