Você está aqui Mundo Educação Geografia Continentes Antártida
Antártida
Antártida possui 98% de seu continente coberta por uma camada de gelo

A Antártida, também chamada de Antártica, possui aproximadamente 14,1 milhões de quilômetros quadrados de extensão, no entanto, no período de inverno, essa área pode chegar a 26 milhões de quilômetros quadrados em razão do congelamento da água ao redor. Esse continente possui 98% de sua área coberta por uma camada de gelo, com espessura de 2 quilômetros e volume de 30 milhões de quilômetros cúbicos. É uma área de fundamental importância, pois nela estão presente 70% das reservas de água doce (em geleiras) do planeta e seu derretimento altera diretamente o nível dos oceanos, causando um desequilíbrio ambiental.

As condições naturais da Antártida dificultam a fixação do homem nesse território. Entre os principais empecilhos estão: a altitude média é de cerca de 2 mil metros; os ventos atingem velocidades de até 200 Km/h; é o lugar que apresenta as menores médias de temperatura do planeta (com temperaturas inferiores a 0 °C no verão, e 80 °C negativos no inverno).

Mesmo com todas essas condições adversas, a Antártida é habitada por uma média de 4 mil pessoas durante o verão e 800 pessoas durante o inverno, sendo todos eles pesquisadores de 27 países diferentes, que possuem base científica no continente. O Brasil é uma das nações que realizam pesquisas com fins pacíficos nesse continente, com a base Comandante Ferraz.


Base Comandante Ferraz, na Antártida

Localizada no Polo geográfico Sul, de latitude 90° sul, a Antártida é banhada pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. Possui um dos maiores lagos do mundo, o Vostok, com 10 mil quilômetros quadrados de extensão e enorme volume de água doce. A vegetação é pouco diversificada em virtude das condições climáticas: fortes ventos, pouca luz solar, baixa fertilidade do solo. A fauna é composta por pinguins, baleias, focas, albatrozes, estrela-do-mar, crustáceos, entre outros.

O processo de elevação da temperatura terrestre é extremamente prejudicial para a preservação desse continente. O aquecimento global é o principal responsável pela redução da camada de gelo da Antártida; pesquisas revelam que essa região teve 3 mil quilômetros quadrados de extensão reduzidos em consequência do aumento da temperatura. Esse fenômeno promove, além da redução da área da Antártida, o aumento do nível dos oceanos, alterando a temperatura da água e ameaçando milhões de pessoas que residem próximas ao mar.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Antártida








5 comentários

Faça seu Login

  • terça-feira | 07/05/2013 | ziah
    Usuário

    gostei muito e bem informativo

  • sexta-feira | 15/06/2012 | NEIDE
    Usuário

    VALEU PARA PESQUISA ESCOLAR DO MEU FILHOS...VALEU PELAS INFORMAÇÕES OTIMA!

  • segunda-feira | 28/05/2012 | Ana luiza
    Usuário

    Eu ajo legal a ideia de morar aqui e gelado mais tem suas vantagem morar aqui eu gosta si vc poderen vim

  • domingo | 01/05/2011 | biih
    Usuário

    odeio o brasil! odeio todos os continentes!gostaria de morar em marte!vivo no meio da rua com meu netbook nao sou doida mais as veses finjo odiei esse site . vai cagar