América Platina
Países que compõem a América Platina

Ocupando uma área de aproximadamente 3,3 milhões de quilômetros quadrados, a América Platina é uma região da América do Sul formada por três nações: Argentina (2,7 milhões de km²), Paraguai (406,7 mil km²) e Uruguai (177,4 mil km²). Esses três países são banhados pelos principais rios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Prata – Paraná, Paraguai e Uruguai.

O clima e o relevo da América Platina variam de acordo com cada região. Na porção oeste, na fronteira da Argentina com o Chile, está localizada a Cordilheira dos Andes. Nas regiões próximas ao Brasil, prevalecem as áreas de planícies. Ao norte, o clima predominante é o tropical; ao sul, o clima é temperado.

Durante parte do período colonial, toda a América Platina teve uma única administração política. Esse fato contribuiu para que esses países apresentassem alguns pontos em comum, como, por exemplo, o idioma oficial (espanhol). Também existem semelhanças nos aspectos humanos e culturais.

A população platina é composta por cerca de 50,5 milhões de habitantes, dos quais 40,6 milhões residem na Argentina. Em razão do intenso fluxo migratório de espanhóis e italianos para a região, principalmente para a Argentina e Uruguai, a população branca de origem europeia é maioria nesses dois países. No Paraguai, predominam os habitantes de origem ameríndia e os mestiços.

A economia local é bastante diversificada. Argentina, Paraguai e Uruguai desenvolvem atividades agropecuárias, com destaque para a criação de ovinos e bovinos e os cultivos de milho, trigo, soja, algodão e frutas. O setor industrial baseia-se nos segmentos alimentício, têxtil, eletroeletrônico, etc. Outros destaques são o turismo, a mineração e a produção de vinho, em especial na Argentina e Uruguai.

Com o intuito de maximizar as relações econômicas entre os países da América Platina e o Brasil, foi criado o Mercosul (Mercado Comum do Sul), considerado o maior bloco econômico da América do Sul. A formação desse bloco proporcionou um maior fluxo de importações e exportações entre os quatro países membros.

No aspecto social, Argentina e Uruguai apresentam elevados Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), com média de 0,775 e 0,765, respectivamente. O Paraguai, por sua vez, detém IDH médio: 0,640.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia



Deixe seu comentário para

América Platina








23 comentários

Faça seu Login

  • sábado | 11/05/2013 | João Paulo
    Usuário

    vlw.Esse texto foi oque eu escolhi na escola e ele e pequeno. melhor q eu não preciso de ficar a vida toda copiano rsrsrssrs!!!

  • terça-feira | 23/04/2013 | ana paula
    Usuário

    este texto me ajudou muito no meu aprendizado e na minha prova escolar

  • domingo | 09/12/2012 | Arthur
    Usuário

    vlw , fico muito bom me ajudo pra fazer minha prova!

  • quarta-feira | 21/11/2012 | bruna torres
    Usuário

    poxa ese textoo fi o q euu preciseii parabens pequeno e muito util ...bjs