América Latina

A América Latina é integrada pelos países que possuem língua neolatina, ou seja, francês, português e espanhol.

América Latina
Países latino-americanos

Com mais de 42 milhões de quilômetros quadrados, o continente americano é o segundo mais extenso do planeta. Sua população é de aproximadamente 925,2 milhões de habitantes, que estão distribuídos em 35 países e em vários territórios que não possuem total autonomia política, como, por exemplo, a Guiana Francesa.

A divisão mais comum dessa grande porção continental é baseada na posição geográfica das terras americanas no globo terrestre: América do Norte, América Central e América do Sul. No entanto, o continente americano também pode ser dividido em América Anglo-saxônica e América Latina, sendo estabelecidas através do idioma e dos elementos históricos e culturais.

O processo de colonização no continente americano foi promovido pelos europeus, com destaque para os espanhóis, portugueses, britânicos, holandeses e franceses, e uma das principais heranças desse processo é a língua. Nesse sentido, as nações colonizadas por países cujo tronco linguístico é o germânico (inglês), pertencem à América Anglo-saxônica. A América Latina, por sua vez, é integrada pelos países que possuem língua neolatina (francês, português e espanhol).

Entretanto, apesar de serem ex-colônias de países de tronco linguístico germânico (inglês e holandês), o Suriname, Jamaica, Trinidad e Tobago, entre outros, são considerados países da América Latina, pois apresentam características históricas e culturais semelhantes às dos latino-americanos.

Outro elemento importante para essa divisão se refere aos aspectos geopolíticos e socioeconômicos, visto que Canadá e Estados Unidos são as únicas superpotências do continente, fortalecendo essa unificação em América Anglo-saxônica. Já as nações latino-americanas estão em processo de desenvolvimento econômico e, a maioria delas, apresenta diversos problemas sociais.

Portanto, os países da América Latina estão distribuídos pelas três regiões geográficas do continente: México (América do Norte) e todas as nações da América Central e do Sul, que apresentam laços históricos e culturais semelhantes.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

América Latina








3 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 12/08/2015 | Almir Bispo
    Usuário

    O que define definitivamente um pais sendo parte da america latina não tem nava haver com "traços culturais" e nem com cor de pele.O que define é SOMENTE as linguas.O subdesenvolvimento não pode empurrado somente para os latinos.Jamaica não é um pais latino,mas,anglo-saxão. Se você observar bem,um jamaicano culturalmente está mais para um Nova Yorquino do que um baiano.Se alguem baseou nesta visão tirou zero.

  • quinta-feira | 13/08/2015 | Rodolfo F. Alves Pena
    0 0

    Olá, Almir. Não é somente a língua (latina) que define essa regionalização. Primeiramente, vários países da América Central falam inglês, mas são classificados como latinos. Segundo, porque se considerarmos somente as línguas, haveria uma classificação mais complexa, pois existem milhares de dialetos falados na região. E, por fim, se considerássemos somente o idioma, a região no norte do Canadá (Quebec) também seria latina, pois fala o Francês, que é uma língua de origem latina. Att

  • domingo | 21/09/2014 | Manuela
    Usuário

    Achei muito interessante pois me ajudou a estudar para uma prova, mesmo assim acho que não há muito conteúdo porem este pouco que tem ajudou bastante, muitos podem ter saido deste site por terem visto um texto pequeno a achado que havia pouco conteudo porem estao errados. Gostaria de agradecer ao site por ter me ajudado!!