Você está aqui Mundo Educação Geografia Países Alemanha
Alemanha
Bandeira da Alemanha

País localizado no continente europeu, a Alemanha limita-se com a Dinamarca (ao norte), Polônia (a leste), República Checa (a leste), Áustria (ao sul), Suíça (ao sul), França (a sudoeste), Luxemburgo (a oeste), Bélgica (a oeste), Países Baixos (a oeste), além de ter seu território banhado pelo mar do Norte (ao norte).

A Alemanha possui extensão territorial de 356.733 quilômetros quadrados, onde residem 81.166.671 habitantes, considerado o segundo país mais populoso da Europa. Além de populoso, o país é bem povoado, com densidade demográfica de 230 habitantes por quilômetro quadrado. A capital nacional é a cidade de Berlim, que possui 3.395.200 habitantes. Outras cidades importantes são: Hamburgo (1.743.600 habitantes), Munique (1.259.700 habitantes), Colônia (983.300 habitantes), Frankfurt (651.900).

O país foi derrotado nas duas Guerras Mundiais, tendo o território dividido em Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental após a Segunda Guerra (1945), com áreas de influência da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (Alemanha Oriental); Estados Unidos, Inglaterra e França (Alemanha Ocidental) durante 40 anos. Somente após a queda do Muro de Berlim, em 1989, o país foi reunificado. Entretanto, as disparidades econômicas entre o oeste e o leste do país ainda são bastante evidentes.


Brasão de Armas da Alemanha

O território alemão compreende planícies ao norte, planaltos no centro e os Alpes no sul. O clima é temperado sazonal. Com economia estável, fortemente industrializada e bem diversificada, a nação possui o quarto maior Produto Interno Bruto (PIB) do mundo (3.317.377 milhões de US$), mostrando-se inferior apenas aos Estados Unidos, Japão e China. A Alemanha integra a União Europeia (UE) e adota o euro como moeda.

O cristianismo é a religião com maior número de seguidores no país – 75% (protestantes, 35% católicos, 33%, outros, 7%); sem religião, 18%, outras, 5%, ateísmo, 2%.

Apesar das disparidades entre a população do leste e do oeste do território alemão, os habitantes possuem uma boa qualidade de vida, sendo que a maioria da população reside em áreas urbanas (73%), dispondo-se do serviço de saneamento ambiental. Conforme dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) alemão é de 0,885; a esperança de vida ao nascer é de 79,3 anos e a maioria dos alemães são alfabetizados (99%).



Deixe seu comentário para

Alemanha








0 comentários

Faça seu Login