Alagoas

O estado de Alagoas pertence à região Nordeste do Brasil e faz fronteira com Pernambuco, Sergipe e Bahia, além de ser banhado pelo oceano Atlântico.

Alagoas
Localização de Alagoas no mapa do Brasi

Localizado na Região Nordeste, o estado de Alagoas tem um litoral que, por seu recorte, é rico em belezas naturais, com muitas áreas de mangue e lagoas. O estado faz limites com Pernambuco, Sergipe, Bahia e é banhado pelo oceano Atlântico.

A extensão territorial de Alagoas é de 27.767,661 quilômetros quadrados, o território é composto por 102 municípios. Conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totaliza 3.120.494 habitantes; o crescimento demográfico é de 1% ao ano, a densidade demográfica é de aproximadamente 112,3 hab/km².

O relevo é caracterizado por planície litorânea, planalto a norte e depressão no centro, o ponto mais elevado é a serra Santa Cruz, com 844 metros acima do nível do mar. O clima na maior parte do território alagoano é tropical, com temperaturas entre 18 °C e 26 °C. O inverno é a estação que ocorre maior índice de precipitações pluviométricas, no interior do estado há regiões com clima semiárido, com distribuição irregular das chuvas. A vegetação é composta por floresta tropical, mangues litorâneos e caatinga.
Os principais rios são: Ipanema, Moxotó, Mundaú, Paraíba, São Francisco.


Bandeira de Alagoas

Significado da bandeira: as primeiras cidades alagoanas, Porto Calvo e Penedo, e as riquezas, como a cana de açúcar e o algodão, são representadas no brasão. As cores das faixas simbolizam liberdade, igualdade e fraternidade.

A capital do estado é Maceió, uma das cidades mais visitadas da Região Nordeste. Apresenta rica culinária, tendo nos frutos do mar seu prato mais atrativo. O prato típico do litoral é o sururu, uma espécie de marisco. O bairro do Pontal da Barra oferece os mais variados tipos de renda, um dos mais conhecidos produtos do artesanato da capital.
A população de Maceió é de 932.748 habitantes, outras cidades populosas do estado são: Arapiraca (214.006), Palmeira dos Índios (70.368), Rio Largo (68.481), União dos Palmares (62.358), Penedo (60.378), Coruripe (52.130). 

A economia do estado tem no setor de serviços sua principal atividade econômica, boa parte apoiada no turismo. Alagoas possui grandes plantações de cana de açúcar destinada à agroindústria do açúcar e do álcool. Além da cana de açúcar ocorre a produção de fumo, coco, algodão, arroz, feijão, milho, mandioca, mangaba, laranja, abacaxi e banana.
O estado produz petróleo e gás natural. Também se destacam o polo cloroquímico e a produção de alimentos, tecidos e vestuário.

Alagoas apresenta vários problemas sociais, a taxa de mortalidade infantil é a maior do Brasil, a cada mil crianças nascidas vivas, 46,4 morrem antes de completar 1 ano. Menos de 30% das residências possuem saneamento básico. Alagoas detém o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os estados brasileiros (0,677).

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Alagoas








9 comentários

Faça seu Login

  • terça-feira | 18/03/2014 | Nivia
    Usuário

    legal!

  • segunda-feira | 17/06/2013 | adriana
    Usuário

    interesante costaria de ler mais sobre alagoas para fazer trabalhos ...

  • segunda-feira | 10/09/2012 | amanda
    Usuário

    a historia do brasil e boa

  • quinta-feira | 09/08/2012 | rosa
    Usuário

    Apesar dos problemas que temos em alagoas.Este é um estado rico em natureza e temos ainda muitas pessoas boas e essas pessoas que moram em um estado é não sabe dar valor, procura outro e deixa de estar falando besteiras,moro em Alagoas e tenho orgulho onde vivo não pelo IDH menor do Brasil porque a culpa não é das pessoas que não aprenderam ler,não têm o que comer e dormir e sim dos políticos corruptos que em vez de fazer algo pela humanidade rouba descaradamente e a população continua votando ,mas fazer o que né!