Você está aqui Mundo Educação Geografia Países Agropecuária dos Estados Unidos

Agropecuária dos Estados Unidos

Agropecuária dos Estados Unidos
Colheita de milho.
Estados Unidos é um país desenvolvido, além disso, ocupa atualmente a condição de maior potência econômica, política e militar do mundo. Diante desses fatores apresenta um elevado nível tecnológico em suas propriedades rurais, utilizando máquinas, fertilizantes, agrotóxicos, irrigação e todo tipo de biotecnologia disponível.

O setor agropecuário norte-americano se destaca em virtude da intensa mecanização aliada aos fatores naturais, como extensão territorial e condição climática. Esses permitem que o país seja um dos maiores exportadores de produtos agrícolas.

Mesmo com uma elevada produtividade, a participação dessa atividade na composição do PIB (Produto Interno Bruto) nacional é modesta, com somente 2%. Esse percentual é pouco diante da enorme importância que o setor possui, tendo em vista que a produção agropecuária abastece o mercado interno de alimentos e matérias-primas, além de ser o maior exportador de gêneros alimentícios processados e in natura.

A concentração da atividade agropecuária no território norte-americano se encontra, majoritariamente, nas Grandes Planícies. Nessa região estão estabelecidos os cinturões agrícolas, dos quais destacam o cinturão do trigo (wheat belt), do milho (corn belt), e do algodão (cotton belt). Nas Grandes Planícies situam-se as maiores concentrações de criadores de suínos e bovinos. Nas proximidades dos Grandes Lagos e no nordeste do país há também o cinturão verde, onde são produzidas hortifrutigranjeira, incluindo ainda a pecuária intensiva, destinada à produção de leite (dairy belt).


Os principais fatores que favorecem a concentração agropecuária nas Grandes Planícies são: grandes áreas constituídas por solos férteis, relevo plano, predominância do clima subtropical e temperado favoráveis para a produção agrícola. Além de completa rede de transporte, especialmente de hidrovias e ferrovias, facilitando a distribuição de tudo que é produzido.

Apesar da enorme concentração agropecuária, nas Grandes Planícies existem importantes áreas produtoras, como a Península da Flórida, que se destacam na produção de cítricos. Já no sul do Estado da Califórnia, os principais cultivos são de frutas como uva, maçã e pêssego.

Em suma, o setor agropecuário dos Estados Unidos é bastante desenvolvido e consegue os melhores índices de produtividade do mundo.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Agropecuária dos Estados Unidos








18 comentários

Faça seu Login

  • segunda-feira | 08/10/2012 | Luiz
    Usuário

    mto obrigado

  • quinta-feira | 27/09/2012 | claudia
    Usuário

    valeu mt obrigado este conteúdo me ajudou bastante

  • quarta-feira | 26/09/2012 | ivana
    Usuário

    obrigado me ajudou no trabalho de geografia e igles.

  • sexta-feira | 08/06/2012 | Maria clara
    Usuário

    Nossa ótimo contéudo me ajudou bastante no trabalho da professora Itatiane do Isabel de Queiroz aki na minha cidade.