Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana Agropecuária
Agropecuária
Conjunto de atividades que integram a agropecuária

A agropecuária consiste no conjunto de atividades primárias, estando diretamente associada ao cultivo de plantas (agricultura) e à criação de animais (pecuária) para o consumo humano ou para o fornecimento de matérias-primas na fabricação de roupas, medicamentos, biocombustíveis, produtos de beleza, entre outros. Esse segmento da economia é um dos elementos que compõem o Produto Interno Bruto (PIB) de um determinado lugar.

Essa atividade é exercida há milhares de anos, sendo de fundamental importância para a sobrevivência humana, pois é através dela que se obtém alimento. O desenvolvimento de técnicas proporcionou (e ainda proporciona) muitas transformações na estrutura da agropecuária, fato notório ao analisarmos a evolução dos métodos de cultivo e de criação de animais ao longo dos anos.

Apesar da evolução tecnológica, muitas propriedades continuam utilizando métodos tradicionais de cultivo e de criação de rebanhos, sobretudo nos países subdesenvolvidos, onde há pouco investimento na mecanização das atividades rurais. Nesse sentido, surgiu uma classificação dos sistemas agropecuários: sistema extensivo, sistema intensivo de mão de obra e sistema intensivo.

- Sistema extensivo: se caracteriza pela ausência de tecnologia e por uma baixa produtividade. Esse sistema é praticado por agricultores que utilizam a queimada como forma de preparo do solo e mão de obra familiar. A pecuária é desenvolvida em grandes áreas, onde o rebanho fica solto no pasto e procura seu próprio alimento.

- Sistema intensivo de mão de obra: praticado em regiões subdesenvolvidas, esse sistema apresenta características similares ao sistema extensivo (pouca ou nenhuma mecanização, não há seleção de sementes, métodos tradicionais de cultivo e de pastoreio, etc.). No entanto, esse sistema utiliza muitos trabalhadores, não se limitando à mão de obra familiar.

- Sistema intensivo: altamente mecanizado, adequação do solo para determinado plantio, beneficiamento de sementes, utilização de fertilizantes, implementos agrícolas, confinamento do rebanho, entre outros elementos que contribuem para intensificar a produtividade e a lucratividade dos proprietários. Exige pouca mão de obra e muito aparato tecnológico. Esse sistema é praticado, principalmente, em regiões desenvolvidas.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Agropecuária








3 comentários

Faça seu Login

  • terça-feira | 02/09/2014 | bolinho
    Usuário

    póis a agricultura hoje em dia esta mais facil.

  • segunda-feira | 13/06/2011 | Artur
    Usuário

    Carateristicas do sistema pecuario intensivo utiliza agrotoxicos, fertilizantes,tecnicas aprimoradas de correcao e conservacao de solos, elevados indices de mecanizacao agricola, mao de obra reduzida

  • terça-feira | 19/04/2011 | Eng.Virgílio...
    Usuário

    A Mecanização Agro-pecuária é muito importante para um pais, pós industrializa o mercado com productos agrícola com qualidade e quantidade para dar de alimentar um grande povo, por ser um processo avançado com máquinas agricolas.