Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana do Brasil A população da região Sudeste

A população da região Sudeste

A população do Sudeste brasileiro é a maior do país. Essa região é composta por quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A população da região Sudeste
Bairro da Liberdade, em São Paulo

O Sudeste é uma das cinco macrorregiões do Brasil, sendo formado pelos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Sua extensão territorial é de 924.511,3 quilômetros quadrados. É o complexo regional mais populoso e povoado do país, pois de acordo com dados do Censo Demográfico realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totaliza 80.364.410 habitantes. Sua densidade demográfica é de aproximadamente 87 habitantes por quilômetro quadrado.

A distribuição da população da região Sudeste por estado, ocorre da seguinte forma:

São Paulo – 41.262.199 habitantes.
Minas Gerais – 19.597.330 habitantes.
Rio de Janeiro – 15.989.929 habitantes.
Espírito Santo – 3.514.952 habitantes.

A Região era habitada por tribos indígenas quando ocorreu a ocupação portuguesa. A miscigenação do português com o índio teve início no século XVI, época em que se formaram as primeiras cidades, como São Vicente, São Paulo e Rio de Janeiro. O negro foi trazido à região para a realização do trabalho escravo e, consequentemente, contribuiu para a diversidade étnica e cultural do Sudeste.

Porém, foi com a expansão cafeeira no fim do século XIX e início do século XX, que o Sudeste recebeu imigrantes de diferentes lugares do mundo, principalmente italianos, japoneses, alemães, sírios e libaneses para trabalharem nas lavouras de café. Os fluxos migratórios com destino à Região não cessaram. Posteriormente, vieram espanhóis, coreanos, poloneses, suíços, holandeses, franceses, entre tantos outros. Estima-se que são mais de 70 nacionalidades distintas, presentes na população do Sudeste.

Além dos imigrantes estrangeiros, os estados do Sudeste, em especial São Paulo, atraiu – e ainda atrai – centenas de milhares de migrantes do território nacional, oriundos principalmente dos estados do Nordeste.

Os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) estão entre os melhores do Brasil: São Paulo, 0,833; Rio de Janeiro, 0,832; Espírito Santo, 0,802 e Minas Gerais, 0,800. A maioria da população reside em áreas urbanas (aproximadamente 93%), e as taxas de alfabetização, são consideradas elevadas. No entanto, os estados sofrem com vários problemas urbanos, como engarrafamentos, déficit de moradia, violência, poluição, etc.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

A população da região Sudeste








107 comentários

Faça seu Login

  • segunda-feira | 11/08/2014 | Carollinecosta
    Usuário

    eu adorei esse trabalho é um pouco complicado mas adorei :)

  • quinta-feira | 22/05/2014 | camila
    Usuário

    adorei a pesquisa muito interessante parabens

  • segunda-feira | 19/05/2014 | rebeca rodrigues
    Usuário

    isso me ajudou muito, a fazer meu trabalho

  • domingo | 30/03/2014 | Vitória...
    Usuário

    gostei muito aprendi muitas coisas