Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana População Mundial

População Mundial

A população mundial encontra-se em maior parte concentrada na Ásia. A China, por exemplo, possui mais habitantes que todo o continente americano.

População Mundial
A população mundial ultrapassou os sete bilhões de habitantes

A população mundial já ultrapassou o patamar dos sete bilhões de pessoas e continua a aumentar. No entanto, a distribuição, as características, as práticas culturais, a diversidade étnica e muitos outros fatores são bastante variados ao longo das diferentes áreas do planeta. Ao todo são milhares de idiomas, etnias, tradições, culturas, religiões e outros, o que denota a diversidade marcante das sociedades de todo o globo terrestre.

Em termos de distribuição, a população mundial encontra-se em maior parte concentrada no continente asiático, onde estão alguns dos países mais populosos do planeta, como a China e a Índia. Esses dois países, juntos, somam um total superior a dois bilhões e meio de pessoas. Assim, se somarmos com os demais países desse continente, temos um total de 4,4 bilhões de pessoas em 2014, segundo dados do Banco Mundial.

Já na Europa, por exemplo, a população não chega sequer a um quarto desse total, alcançando os 742,5 milhões de habitantes. Nesse continente, além de haver uma população menos numerosa, há também um crescimento demográfico muito baixo, o que vem disseminando preocupações a respeito do envelhecimento populacional, principalmente em países como Alemanha, França e outros. Esses países, inclusive, estão promovendo medidas de incentivo aos casais para que eles possam ter mais filhos.

A África, por sua vez, apresenta uma perspectiva inversa. Com 1,1 bilhões de pessoas, esse é o continente que mais aumenta a sua população em termos proporcionais, com verdadeiras explosões demográficas em países como a Nigéria e a África do Sul. Esse crescimento é resultado das relativas melhorias de sua população e de boa parte dela ainda ser predominantemente rural (onde as taxas de natalidade costumam ser maiores), além da relativa melhoria de suas taxas de mortalidade, que permitem que a população continue crescendo.

A Oceania, por ser o menor entre os continentes, apresenta também a menor das populações, com apenas 37 milhões de pessoas, um número menor, por exemplo, do que o da população brasileira e de muitos outros países. Na Austrália, principal país desse continente, cerca de 80% da população encontra-se distribuída nas áreas litorâneas, haja vista que o interior do país apresenta muitas áreas desertas, totalmente inóspitas.

O continente americano, por sua vez, possui uma população de pouco menos de um bilhão de habitantes. Os Estados Unidos abrigam 316 milhões desse total e o Brasil abriga um pouco mais de 200 milhões. Os dois juntos, portanto, somam mais da metade de toda a população das Américas.

Dessa forma, os países mais populosos do mundo são, segundo dados do Banco Mundial:

1) China: 1 369 811 000

2) Índia: 1 267 402 000

3) Estados Unidos: 319 020 000

4) Indonésia: 252 812 000

5) Brasil: 202 034 000

6) Paquistão: 185 133 000

7) Nigéria: 178 517 000

8) Bangladesh: 158 513 000

9) Rússia: 141 049 000

10) Japão: 126 125 000

O quadro desses países, no entanto, deverá se alterar ao longo das próximas décadas, pois alguns deles apresentam taxas de crescimento mais acentuadas do que outros. A Rússia e o Japão, por exemplo, vêm apresentando decréscimo no número de seus habitantes. Assim, a tendência é que o Paquistão e a Nigéria ultrapassem o Brasil, que deverá ficar em sétimo. Já a Índia deverá liderar o ranking mundial em breve, pois suas taxas de crescimento são bem superiores às taxas dos chineses, que vêm adotando rígidos controles de natalidade.

A China é a maior população do mundo, mas deve perder esse posto em breve *
A China é a maior população do mundo, mas deve perder esse posto em breve *

A população mundial vem se urbanizando cada vez mais. Segundo a Organização das Nações Unidas, em 2010, pela primeira vez na história da humanidade, havia mais pessoas vivendo nas cidades do que no meio rural, fato que deve intensificar-se ainda mais, principalmente em razão da intensiva urbanização dos países emergentes e subdesenvolvidos. O Brasil, por exemplo, já possui quase 90% de seus habitantes residindo em áreas urbanas, acompanhando, portanto, uma tendência internacional.

Espera-se, assim, que a população do mundo inteiro continue aumentando, porém em um ritmo menor do que o anterior, com uma contínua desaceleração. Alguns demógrafos chegam a afirmar que, em 2050, a população mundial parará de crescer, atingindo os nove bilhões de pessoas, o que, no entanto, não é um consenso, pois há quem afirme que, em 2100, chegaremos a 12 bilhões de habitantes. De todo modo, a necessidade principal é a de melhorar as condições de vida e o desenvolvimento humano em todo o globo terrestre.

__________________________

* Créditos da imagem: testing / Shutterstock

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

População Mundial








0 comentários

Faça seu Login