Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana A extinção dos pardais

A extinção dos pardais

A extinção dos pardais
Casal de pardais.
Pardal é uma forma popular de denominar um pequeno pássaro da família Passeridae. Pardais são pequenas aves que se adaptam em diferentes lugares do mundo, além disso, vivem tranqüilamente nas áreas rurais e urbanas.

Em ambientes naturais sua base alimentar é sementes e insetos, sendo o último consumido somente em períodos de reprodução. Os pardais são encontrados em todos os continentes, esse fato o considera a ave de maior distribuição geográfica.

Recentemente essas aves têm diminuído o seu número. Os pardais têm sua origem, ou seja, são nativos da Europa, Ásia e norte do continente africano. Essa espécie é bastante humanizada, uma vez que convive próximo aos seres humanos. Nos centros urbanos de diversos países do mundo os pardais se alimentam de restos de alimentos humanos e habitam em edificações tais como varandas, beirais de casas, lacunas de prédios, entre muitos outros lugares.

O declínio do número de pardais no mundo é proveniente da ação antrópica, um exemplo claro desse processo é na Europa Ocidental onde esses pássaros em áreas rurais diminuíram de forma significativa provocada entre outros fatores pelas alterações na estrutura produtiva agrícola que promoveu uma queda no desperdício de grãos que servia de alimentos para as aves em questão.

Em áreas urbanas foi identificado um processo decrescente no número de pássaros dessa espécie em Londres e em outras cidades do mundo, resultado da falta de áreas verdes e intenso processo de impermeabilização, o que provoca a redução de insetos e automaticamente a oferta de alimentos.

No Brasil existem cidades que disseminaram praticamente 98% dos pardais, com exemplo da cidade baiana de Cruz das Almas onde a população não queria ser importunada muito cedo pelos sons das aves e também por causa de sua permanência nas varandas das residências.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

A extinção dos pardais








21 comentários

Faça seu Login

  • terça-feira | 29/04/2014 | edemar ferreira
    Usuário

    Eu Faria uma grande captura com parcerias para levar esta ave ao seu lugar de origem, porque aqui no Brasil ele está se reproduzindo num ritmo desenfreado. Muitas espécies de aves brasileiras vão deixar de existir por causa da grande competição dessas aves com as nossas aqui existentes.

  • quarta-feira | 24/07/2013 | Flávio
    Usuário

    Aqui em Brasília-DF jã não vejo esses passarinhos há alguns anos. Sinto falta daquele bando de passarinhos piando infinitamente, principalmente por ter feito parte da minha infância. Hoje não vejo um sequer.

  • terça-feira | 28/05/2013 | rogerioabreu
    Usuário

    é uma pena que se extermine estes belíssimos pássaros, são um pouco ruidosos mas, o seu cantar desperta uma certa nostalgia, quando era jovem via muitos bandos e o seus ninhos nos beirais das casas

  • domingo | 19/05/2013 | JOAO
    Usuário

    OS PARDAIS NAO EXISTE MAIS, ACHO QUE NEM O MUSEU TEM UM EXEMPLA...REPAREM,NAO FICOU UM PRA CONTAR HISTORIA.