Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana A agropecuária e os problemas ambientais

A agropecuária e os problemas ambientais

A agropecuária e os problemas ambientais
O desmatamento é um dos grandes problemas ambientais provocados pela agropecuária

A agropecuária é o conjunto das atividades ligadas à agricultura e à pecuária. Apresenta grande importância para a humanidade e para a economia, visto que sua produção é destinada ao consumo humano e para a venda dos produtos obtidos. No entanto, vários problemas ambientais estão sendo desencadeados em virtude da expansão da agropecuária e da utilização de métodos para o cultivo e criação de animais.

O desmatamento é uma prática muito comum para a realização da agropecuária. A retirada da cobertura vegetal provoca a redução da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, desertificação, erosão, redução dos nutrientes do solo, contribui para o aquecimento global, entre outros danos.

As queimadas, método muito utilizado para a retirada da vegetação original, intensificam a poluição atmosférica, além de reduzirem os nutrientes do solo, sendo necessário usar uma quantidade maior de produtos químicos (fertilizantes) durante o cultivo de determinados alimentos, fato que provoca a poluição do solo.

Outro agravante é a utilização de agrotóxicos (inseticidas e herbicidas), que contaminam o solo, o lençol freático e os rios. Esses produtos, destinados à eliminação de insetos nas plantações, infiltram-se no solo e atingem as águas subterrâneas. As águas das chuvas, ao escoarem nessas plantações, podem transportar os agrotóxicos para os rios, causando a contaminação da água.

Na pecuária, além da substituição da cobertura vegetal pelas pastagens, outro problema ambiental é a compactação do solo gerada pelo deslocamento dos rebanhos. O solo compactado dificulta a infiltração da água e aumenta o escoamento superficial, podendo gerar erosões. Esses animais, através da liberação de gás metano, também contribuem para a intensificação do aquecimento global.

Portanto, diante da necessidade de produzir alimentos para atender a demanda global e ao mesmo tempo preservar a natureza, é necessário que métodos sustentáveis sejam implantados na agropecuária, de forma a reduzir os problemas ambientais provocados por essa atividade. O pousio, por exemplo, é uma técnica que visa o “descanso” do solo até que haja a recuperação da sua fertilidade.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

A agropecuária e os problemas ambientais








11 comentários

Faça seu Login

  • terça-feira | 28/10/2014 | carla
    Usuário

    nao achei o que eu precisava nesse site porcaria de site ne

  • quinta-feira | 13/06/2013 | luisa
    Usuário

    amei extava mexmo a procra deste tema foi bom

  • sábado | 18/05/2013 | Evandro silva
    Usuário

    uma ótima explicação mim ajudou bastante!

  • segunda-feira | 13/05/2013 | Eugenia Issaias
    Usuário

    Boa eplicacao, par alem da causa faz enfoque ao efeito da propria actividade e ainda ha uma chamada de atencao para a pratica da actyividade de maneira sustentavel. muito bom