Você está aqui Mundo Educação Física Óptica Velocidade da Luz
Velocidade da Luz
Feixe de luz se propagando em um prisma

A especulação sobre a velocidade da luz é um fato que ocorre desde a Antiguidade. Até meados do século dezessete acreditava-se que a velocidade da luz não acabava, ou seja, era infinita e que ela se transmitia de forma instantânea de um ponto para outro. O físico Galileu Galilei criticou essas idéias e julgou que esses argumentos, defendidos por algumas pessoas, eram errôneos. Assim sendo, Galileu, também conhecido como o pai da experimentação, realizou experimentos na tentativa de esclarecer essa questão. A experiência que ele realizou consistia em tentar calcular o tempo para perceber a luz de uma lanterna a uma distância de aproximadamente 2 km. Sabendo desse tempo e da distância na qual se encontrava a lanterna, ele era capaz de calcular a velocidade da luz.

O que Galileu fez estava correto, no entanto ele não teve sucesso com sua experiência. Hoje sabemos que a velocidade da luz é um número muito grande, c = 300 000 km/s, na experiência realizada por Galileu, a luz gastava 10-5 s para percorrer a distância de 2 km. Esse é um tempo muito pequeno e na época não existiam aparelhos capazes de realizar essa medida, por isso Galileu não obteve sucesso em seu experimento.

Com a morte de Galileu, vários outros cientistas continuaram tentando descobrir qual o valor da velocidade da luz. Entre tantos cientistas estava o astrônomo dinamarquês Olé Roemer que, observando um dos satélites de Júpiter, chegou à conclusão de que a velocidade da luz apesar de ser grande não é infinita e que sua velocidade era igual a 200 000 km/s, o que corresponde a um valor bem próximo do que atualmente conhecemos. Outros dois cientistas, Leon Foucault e Albert Michelson, se interessaram pelo assunto e, em seus estudos e experiências, chegaram à conclusão de que a velocidade da luz é c = 2,9977 x 108 m/s, um valor mais próximo do que hoje conhecemos. É graças à continuidade dos estudos e pesquisas que o valor da velocidade da luz é um dos valores de maior precisão no campo da Física. Durante análises de trabalhos e pesquisas de vários cientistas, os físicos chegaram à conclusão de que o valor da velocidade da luz é igual a:

c = 2,997925 x 108 m/s

É um número grande, no entanto, não é necessário se preocupar em decorá-lo. Para a maioria das situações utiliza-se o valor da velocidade como sendo igual a c = 3,00 x 108 m/s.

Assuntos Relacionados

Deixe seu comentário para

Velocidade da Luz

4 comentários

Faça seu Login

• segunda-feira | 20/02/2012 | Jeferson

Ótima explicação,me ajudou muito

• quinta-feira | 10/11/2011 | Lukas da silva

Parabéens Cara Voce Me Ajudoo Muito Nisso ] Valeew De Coraçãao

• terça-feira | 26/01/2010 | Carlos Santos
    Usuário

Na faculdade e na escola ensina-se ciência, mas não se ensina como ocorrem as descobertas. Diz-se que a velocidade da luz é "c", mas não se diz como se chegou a esse resultado. Essa da diferença de tempo na rotação da lua de um dos planetas quando em conjunção com a Terra foi sensacional.

• terça-feira | 21/07/2009 | Humberto Henrique
    Usuário

adorei essa reportagem ,valeu me ajudaram na escola valeu .