Você está aqui Mundo Educação Física Termologia Unidades de calor
Unidades de calor
Joseph Black (1728-1799)
Foi o escocês Joseph Black (1728-1799) o pioneiro que estabeleceu o processo de medida de calor. Embora inspirados na ideia do calórico, esses processos levaram à definição de conceitos que continuaram válidos mesmo após o estabelecimento de que o calor é uma forma de energia. Além disso, foram importantes nas pesquisas que mais tarde levaram à convicção de que calor é energia.

Black percebeu que a variação de temperatura de um corpo poderia ser usada para determinar a quantidade de calor que ele absorvia ou perdia. Assim, ele definiu uma unidade de calor, a caloria (cal).

Dessa forma, ele enunciou que:

1 caloria é a quantidade de calor necessária para elevar a 1ºC a temperatura de 1 grama de água.

Um pouco mais tarde, percebeu-se que essa quantidade de calor variava um pouco, conforme a temperatura inicial da água. Assim, foi escolhido o intervalo de temperatura que vai de 14,5ºC a 15,5ºC.

Depois que foi estabelecido que calor é uma forma de energia, passou-se a usar o joule (J) para medir o calor, no Sistema Internacional de Unidades.

Tomando como base a experiência de Joule, ficou definido que:

1 cal = 4,186 J

Que é a definição de caloria hoje em dia, não dependendo mais da água.

Há algum tempo, os nutricionistas costumavam expressar o conteúdo de energia dos alimentos em Calorias, utilizando C maiúsculo. Essa unidade é equivalente a 1000 calorias ou 1 kcal.

1 Cal = 1 Caloria = 1000 calorias = 1 kcal

Como eram frequentes as confusões entre cal e Cal, esse costume está sendo deixado para trás. Hoje, a maioria das embalagens de alimentos traz o conteúdo energético expresso em kcal.



Por Domiciano Marques
Graduado em Físic

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Unidades de calor








0 comentários

Faça seu Login