Você está aqui Mundo Educação Física Eletricidade Resistores, geradores e receptores

Resistores, geradores e receptores

Os resistores, geradores e receptores são elementos que constituem o circuito elétrico. O funcionamento desses dispositivos baseia-se na transformação de energia.

Resistores, geradores e receptores
Exemplos de gerador, receptor e resistores elétricos

Os aparelhos elétricos são muito utilizados no nosso cotidiano, por isso é quase impossível imaginar como seriam as nossas vidas sem geladeira, televisão, lâmpadas, chuveiro, entre tantos outros. Mas para que esses instrumentos funcionem, eles devem ser conectados a circuitos elétricos.

O circuito elétrico tem a função de conectar vários elementos elétricos, como os resistores, geradores e receptores, além de serem o caminho que a corrente elétrica percorre, levando energia para todos os elementos. Veja as características de cada um desses elementos:

Os geradores elétricos são dispositivos que transformam qualquer tipo de energia em energia elétrica e são os responsáveis por fornecê-la e mantê-la. Os geradores podem ser de corrente contínua, como as pilhas e baterias, ou de corrente alternada, que é a energia fornecida pelas empresas de eletricidade.

A representação dos geradores em um circuito elétrico é a seguinte:

A figura mostra como os geradores são representados em um circuito elétrico
A figura mostra como os geradores são representados em um circuito elétrico

Na figura, podemos localizar duas grandezas: E, que é a tensão nominal do gerador (também chamada por força eletromotriz), e r, que é a resistência interna do gerador.

Outro elemento presente nos circuitos elétricos é o receptor — dispositivo capaz de transformar energia elétrica em outras formas de energia, não exclusivamente térmica. O melhor exemplo de receptor são os motores elétricos, uma vez que eles transformam energia elétrica em energia mecânica.

Em um circuito, o receptor recebe energia do gerador, transformando-a de tal que forma que ocorre uma redução na força eletromotriz. Dizemos então que ele tem uma força contraeletromotriz, chamada E', que se opõe à força eletromotriz do gerador.

Observe na figura como o receptor pode ser representado no circuito:

A figura mostra como é a representação dos receptores em um circuito
A figura mostra como é a representação dos receptores em um circuito

Por fim, temos os resistores, que também podem ser considerados como receptores elétricos, uma vez que transformam a energia elétrica em energia térmica. Eles são utilizados com duas finalidades: limitar a passagem da corrente elétrica no circuito ou para aquecimento. São exemplos de aparelhos que contêm resistores o chuveiro, o ferro de passar e os secadores de cabelo.

Quando utilizados para limitar a passagem de corrente no circuito, os resistores podem ser utilizados individualmente ou associados com outros de duas formas: em série e em paralelo.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Resistores, geradores e receptores








8 comentários

Faça seu Login

  • sexta-feira | 23/05/2014 | Lucas
    Usuário

    Ótimo ?. Perfeito para meu seminário...!

  • terça-feira | 20/05/2014 | Leilane
    Usuário

    gostei muito sera a minha salvação do meu trabalho

  • terça-feira | 11/06/2013 | thayna
    Usuário

    muito melhor pra ta lendo mais parese que ta cortado as palavras bem no comeso do textto

  • quarta-feira | 16/01/2013 | Denise Sampaio
    Usuário

    Assunto òtimo e muito fàcil para obtermos conhecimento ! Gostei muito! .