Você está aqui Mundo Educação Física Magnetismo Radiação ultravioleta (UV)

Radiação ultravioleta (UV)

Radiação ultravioleta (UV)
O Sol é o maior emissor de radiação ultravioleta. Graças à camada de ozônio, essa radiação chega à Terra em pequenas quantidades, porém ainda continua sendo prejudicial à nossa saúde

Sabemos que todas as ondas eletromagnéticas, independentemente da sua frequência, transportam energia. Porém, a energia transportada por uma onda eletromagnética depende dessa frequência, ou seja, quanto maior for a frequência, maior será a energia que a onda eletromagnética transporta. Temos que ficar atentos ao fato de que as ondas eletromagnéticas também sofrem reflexão, refração e difração.

Ao estudarmos o espectro eletromagnético, vimos que o espectro visível é a parte do espectro eletromagnético que pode ser percebida pelo nosso sistema de visão. Sendo assim, podemos dizer que a luz visível compreende a radiação com comprimento de onda entre 380 nm e 750 nm. Essa radiação é importante, pois é usada no mecanismo da visão.

A radiação ultravioleta é definida como toda radiação com comprimento de onda menor que 400nm, sendo muito prejudicial aos seres vivos. A nossa atmosfera filtra a maior parte da radiação que o Sol emite, permitindo a vida na Terra. A camada de ozônio é responsável pela absorção dessa radiação, mas os buracos que nela existem apresentam um sério risco para todos.

Os seres vivos conseguem suportar facilmente pequenas doses de radiação ultravioleta, pois as células danificadas podem se regenerar. Com o aumento da incidência de raios ultravioletas, os danos acontecem a uma velocidade maior do que podem ser reparados, causando câncer de pele, catarata e deficiência no sistema imunológico. O efeito da radiação ultravioleta é sentido nos animais e também nas plantas.

A radiação ultravioleta que passa pela atmosfera é praticamente constituída de UVA. Ao nível do mar, 99% dessa radiação é desse tipo.

A radiação ultravioleta também é refletida por diversos materiais e, mesmo quando não estamos diretamente sob a luz do Sol, podemos nos queimar facilmente. A areia da praia, por exemplo, chega a refletir 20% da radiação UV incidente. Outro exemplo é a neve, que pode refletir cerca de 90%. Por esse motivo, às vezes vemos esquiadores e alpinistas com queimaduras graves. Em contrapartida, muitas substâncias, como o vidro, absorvem a radiação ultravioleta.

Para uma adequada proteção da ação dos raios UV, podemos usar bloqueadores solares específicos para essa radiação. Esses protetores usam produtos químicos que absorvem a radiação UV, não permitindo que a pele seja afetada. Para que sejam eficientes, os filtros e bloqueadores devem absorver a radiação UVB, que é a mais prejudicial.

Com o aumento do buraco da camada de ozônio, ocorre um aumento na quantidade de raios ultravioleta que chegam à superfície da Terra, fazendo com que o uso de protetores solares se torne indispensável.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Radiação ultravioleta (UV)








0 comentários

Faça seu Login