Você está aqui Mundo Educação Física Mecânica Período e frequência no movimento circular uniforme

Período e frequência no movimento circular uniforme

Período e frequência no movimento circular uniforme
Os satélites de comunicação são colocados em órbita de modo a fazer uma rotação em volta da Terra a cada dia

É notável que em nosso cotidiano seja fácil verificarmos objetos e corpos que descrevem um movimento circular, por exemplo, a roda de uma bicicleta, o movimento de um cata-vento, polias do motor etc. Com isso, podemos dizer que o movimento circular é um dos estudos mais importantes, pois a grande maioria das máquinas que usamos baseia-se nesse tipo de movimento.

Período e frequência

Disco em movimento circular uniforme

Vejamos a figura acima em que temos um disco que gira constantemente sobre seu próprio eixo. É possível medirmos o tempo gasto pelo disco para dar uma volta completa sobre seu eixo, isto é, dar uma revolução completa. O tempo que o disco gasta para dar uma volta completa é denominado de período ou período de revolução e para representar o período usaremos a letra T.

No Sistema Internacional de Unidades (SI), o período de revolução é medido em segundos, portanto, significa dizer que o período é o número de segundos por volta. Sendo assim, podemos definir que o disco da figura acima faz uma volta completa em exatos T segundos.

Como mencionamos anteriormente que o disco gira constantemente, podemos definir outra grandeza, a frequência. Na Física, o número de voltas que o disco realiza por unidade de tempo é chamado de frequência.

Definimos a frequência como sendo o inverso do período, ou seja, no Sistema Internacional de Unidades (SI), a frequência nada mais é do que o número de voltas dadas a cada segundo. Por exemplo, se um disco efetua 10 voltas por segundo, dizemos que cada volta é 1/10 de segundo.

No (SI), a unidade de medida de frequência é 1/s, ou s-1, ou ainda hertz, representado por Hz. Uma frequência de 20 Hz indica que o objeto gira com uma taxa de 20 voltas por segundo. A frequência é indicada pela letra f.

Matematicamente, temos que o período e a frequência são dados, respectivamente, por:

Obs.: Quando o movimento circular possuir período e frequência constante, ele é considerado um movimento circular uniforme (MCU).

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Período e frequência no movimento circular uniforme








0 comentários

Faça seu Login