Você está aqui Mundo Educação Física Magnetismo Ondas Eletromagnéticas

Ondas Eletromagnéticas

As ondas eletromagnéticas podem propagar-se no vácuo e em dois campos variáveis: um elétrico e outro magnético.

Ondas Eletromagnéticas
Comprimentos de onda para ondas eletromagnéticas

Ondas eletromagnéticas são ondas que se propagam em dois campos variáveis: um elétrico e outro magnético. Ao contrário das ondas mecânicas, as ondas eletromagnéticas podem se propagar no vácuo.
A velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas no vácuo é de aproximadamente 300.000 km/s. Nos meios materiais essa velocidade é um pouco menor.
A luz é uma onda eletromagnética capaz de sensibilizar a visão. Sua frequência na região do visível está compreendida entre 3,8 . 1014 Hz e 8,3 . 1014 Hz, e seu comprimento de onda está compreendido entre 7800 ? (7,8x10-7m) e 3600 ? (3,6x10-7 m).
Os diferentes tipos de luzes monocromáticas se distribuem do seguinte modo: luz vermelha, luz alaranjada, luz amarela, luz verde, luz azul, luz anil e luz violeta.
As ondas de rádio, as micro-ondas e o infravermelho, são ondas magnéticas com frequências inferiores a 3,8 . 1014 Hz. Todas essas ondas, portanto, estão abaixo da frequência visível.
As ondas ultravioletas, os raios X e os raios gama (γ), são ondas eletromagnéticas com frequências superiores a 8,3 . 1014 Hz. Essas ondas estão acima da frequência visível.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Ondas Eletromagnéticas








0 comentários

Faça seu Login