Você está aqui Mundo Educação Física Óptica O Laser e a Luz do Laser

O Laser e a Luz do Laser

A luz de um laser é monocromática, coerente, altamente direcional e pode ser focalizada em uma região muito pequena.

O Laser e a Luz do Laser
Laser utilizado em festas e boates.

No final da década de 1940 e no início da década de 1960, a física quântica foi responsável por duas descobertas de enorme importância tecnológica: o transistor, que deu origem à revolução dos computadores, e o Laser.
A luz do laser, como a de uma lâmpada comum, é emitida quando os átomos de um elemento sofrem uma transição para um estado quântico de menor energia. Entretanto, no laser, ao contrário do que ocorre com outras fontes luminosas, os átomos agem em conjunto para produzir uma luz com várias características especiais.

1ª característica: A luz de um laser é monocromática. A luz de uma lâmpada incandescente comum possui uma grande variedade de comprimentos de onda. A luz emitida por uma lâmpada fluorescente está concentrada em poucos comprimentos de onda, mas as linhas espectrais são relativamente largas. Um laser produz linhas espectrais mais estreitas que as demais fontes luminosas.
 

2ª característica: A luz de um laser é coerente. Mesmo que dois feixes luminosos produzidos pelo mesmo laser sejam separados e recombinados após viajarem centenas de quilômetros, ainda existirá uma relação definida entre as fases dos dois feixes e eles serão capazes de formar uma figura de interferência. Esta propriedade é chamada de coerência. No caso de uma lâmpada comum, a distância de coerência é menor do que um metro.

3ª característica: A luz de um laser é altamente direcional: o feixe de luz produzido por um laser diverge muito menos que o feixe de luz produzido por uma lâmpada comum.

4ª característica: A luz do laser pode ser focalizada em uma região muito pequena. Graças às suas outras propriedades, a luz de um laser pode ser focalizada em uma região muito menor que a luz comum, o que permite obter intensidades luminosas extremamente elevadas.

Atualmente o laser tem diversas aplicações como na medicina, tratamentos estéticos, animações de festas, entre outros.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

O Laser e a Luz do Laser








0 comentários

Faça seu Login