Você está aqui Mundo Educação Física Termologia O Estado Físico das Substâncias

O Estado Físico das Substâncias

As substâncias existentes na natureza podem ser encontradas em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.

O Estado Físico das Substâncias
Diagrama da mudança de estado físico

As substâncias existentes na natureza podem ser encontradas em três diferentes estados físicos, os quais são chamados de fase sólida, fase líquida e fase gasosa. Dois fatores determinam a fase em que as substâncias se encontram, são eles: a temperatura e a pressão. Por exemplo: o ferro em condições ambientes se encontra no estado sólido, mas se a sua temperatura for suficientemente elevada, essa substância poderá passar para o estado líquido. O mesmo acontece com a água e com as várias outras substâncias. Em condições ambientes a água é encontrada na natureza no estado líquido, contudo, se for submetida a uma elevação de temperatura, poderá passar da fase líquida para a fase gasosa.

Quando acontece de uma substância passar de uma fase para outra, dizemos que ela mudou de estado físico ou estado de agregação da matéria, ou seja, houve uma mudança de estado ou mudança de fase.

Estado Sólido

Este é o estado físico que existe maior força de coesão entre os átomos e moléculas que constituem as substâncias. Esse fator faz com que as matérias que se encontram nessa fase, tenham forma e volume bem definido como, por exemplo, um cubo de gelo e uma barra de ferro.

Nesta fase, apesar de existir forte força de ligação entre os átomos, eles ainda se encontram em constante estado de vibração ao redor da sua posição média de equilíbrio, mas não sofrem o movimento de translação. Na natureza, as substâncias que estão nessa fase se apresentam, a maioria, na forma de cristais, ou seja, os átomos que constituem essas matérias se organizam de forma regular através de uma estrutura que se repete ordenadamente em todo o material.

Estado Líquido

Neste estado, as substâncias possuem volume definido, mas formas variáveis, pois a força de coesão entre átomos é mais fraca, fato este que faz com que eles tenham mais liberdade para se locomover e vibrar dentro da substância. Em razão da força de coesão ser menos intensa, os átomos das substâncias que se encontram nessa fase podem sofrer pequenos movimentos de translação no interior do líquido.

Estado Gasoso

Nesta fase, as forças de coesão entre os átomos são tão pequenas que são praticamente inexistentes, ou seja, os átomos estão muito separados entre si. Dessa forma, as substâncias que se encontram nesse estado não possuem forma, nem volume definido.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

O Estado Físico das Substâncias








7 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 16/07/2014 | rodrigo
    Usuário

    muito bom gostei eh nois favela

  • sexta-feira | 06/12/2013 | gutenberg
    Usuário

    esse site me ajudou muito obrigada valeu

  • sexta-feira | 03/05/2013 | 930757000
    Usuário

    gostei a prende muito mas

  • terça-feira | 02/04/2013 | lorhany
    Usuário

    gostei bastante entrei em bastante site e esse foi uns do que eu mais aprendi e otimo na educacao gravei bastante coisas desse site me ensinou bastante e tirei 10 na prova estudando o site