Efeito fotoelétrico

Efeito fotoelétrico é um fenômeno quântico no qual a luz comporta-se como partículas, conhecidas como fótons. O efeito fotoelétrico consiste na ejeção de elétrons da superfície de algum material iluminado que é exposta a uma fonte luminosa de certa frequência. O efeito fotoelétrico foi explicado por Albert Einstein e é mundialmente utilizado para produção de energia elétrica por meio da energia solar.

Veja também: Origens, fórmulas e exercícios resolvidos sobre eletricidade

Quem descobriu o efeito fotoelétrico?

O efeito fotoelétrico foi descoberto por Heinrich Hertz, durante seus experimentos relacionados à produção e captação de ondas eletromagnéticas. Em 1886, Hertz conduzia seus experimentos com chapas metálicas quando percebeu que a incidência da luz ultravioleta resultava em maior produção de faíscas. A explicação teórica para o fenômeno, entretanto, só foi feita em 1905, pelo físico alemão Albert Einstein.

Os painéis solares produzem eletricidade por meio do efeito fotoelétrico.

O mecanismo do efeito fotoelétrico era controverso, uma vez que, de acordo com os conhecimentos do eletromagnetismo clássico, um corpo iluminado por uma fonte de luz deveria absorver toda energia luminosa irradiada sobre ele, no entanto, o efeito fotoelétrico só acontecia a partir de certa frequência, que variava de acordo com cada material.

Albert Einstein conseguiu interpretar o efeito fotoelétrico usando os argumentos matemáticos de Max Planck, generalizando-os. De acordo com a teoria da Planck, a radiação térmica é quantizada, isto é, apresenta valores de energia discretos. Segundo esse ponto de vista, a luz é formada por pequenos pacotes de energia, que mais tarde foram batizados como fótons.

Einstein assumiu que a hipótese de Planck fosse válida para todo tipo de radiação eletromagnética, desse modo, mostrou a todo o mundo que luz podia comportar-se como onda e como partícula.

Como funciona o efeito fotoelétrico?

O efeito fotoelétrico acontece quando os fótons que incidem sobre um material apresentam certa energia capaz de arrancar os elétrons desse material. Cada material necessita de uma quantidade específica de energia para ter seus elétrons ejetados, essa quantidade de energia é chamada de função trabalho.

A energia contida em um fóton é diretamente propocional à sua frequência, como é mostrado na fórmula a seguir:

E – energia armazenada no foton (eV)

h – constante de Planck (4,0.10-15 eV.s)

f – frequência do foton (Hz)

Essa energia é transferida para os elétrons do material na forma de energia cinética. Assim, caso a energia do fóton seja superior à energia que mantém o elétron preso no material, o elétron será ejetado, e sua energia cinética será numéricamente igual à diferença entre a energia contida no fóton e a função trabalho.

E – energia cinética do elétron ejetado  Φ – energia que mantém o elétron dentro do material

E – energia cinética do elétron ejetado

Φ – energia que mantém o elétron dentro do material

Experimento sobre o efeito fotoelétrico

O experimento que ressaltou o caráter quântico do efeito fotoelétrico é conhecido como experimento de Philipp Lenard, um dos assistentes de Heinrich Hertz. Lenard realizou uma série de experimentos e constatou que a intensidade da luz não afetava a energia com que os elétrons eram arrancados de placas metálicas, contradizendo a teoria vigente do eletromagnetismo, em 1903.

Pouco tempo depois, Egon Schweidler conseguiu provar experimentalmente que a energia cinética dos elétrons ejetados era diretamente proporcional à frequência da luz que iluminava as placas.

Os experimentos de Lenard eram feitos utilizando duas placas metálicas — uma placa emissora, iluminada por uma fonte de luz monocromática, e uma placa coletora, que servia para absorver os elétrons. A fim de detectar a absorção de elétrons pela placa coletora, ligava-se um amperímetro em série com as duas placas, além disso, havia uma variação do experimento em que uma bateria era ligada às placas.

A função da bateria era criar um campo elétrico entre as placas que pudesse frear os elétrons; ajustando-se à tensão elétrica, era possível descobrir-se o valor da energia cinética de cada elétron ejetado.