Você está aqui Mundo Educação Física Ondulatória Notas e escalas musicais

Notas e escalas musicais

Notas e escalas musicais
Notas musicais e partituras

Hoje sabemos que a possibilidade de utilizar as ondas sonoras para transmitir informações levou o ser humano a desenvolver habilidades e instrumentos para a produção de sons. Sons que conseguimos ouvir (audíveis) são usados para nossa comunicação direta, através da fala e também através da música. Os sons inaudíveis têm diversas aplicações em engenharia, ciências básicas e medicina, principalmente na forma de ultrassom.

Podemos dizer que a música é um perfeito exemplo da integração da arte com a matemática e a tecnologia. As notas musicais são sons com frequências determinadas, de tal forma que existe uma relação matemática exata entre elas.

A escala musical nada mais é do que uma sequência de sons, disposta de forma ascendente ou descendente, de acordo com a frequência, na qual se fundamenta a música. As escalas musicais são obtidas por meio de uma relação matemática bem definida entre as frequências de cada nota musical.

Frequências das notas das escalas musicais

A divisão em intervalos com relação matemática é utilizada desde a época de Pitágoras, embora as escalas sejam diferentes, pois a audição humana percebe como agradáveis sons simultâneos que tenham frequências múltiplas umas das outras. Isto é, uma frequência de 261,6 Hz quando tocada simultaneamente com uma frequência de 523,3 Hz produz um efeito agradável.

Os gregos utilizavam uma escala de cinco notas, que também foi usada pelos chineses e mais tarde pelos escoceses. Por isto, é possível tocar música destas culturas usando somente as teclas pretas de um piano. Os chineses também criaram uma escala com doze notas.

Na cultura ocidental, também usamos uma escala com doze notas. A música árabe usa uma escala com 16 notas e a música indiana, com 22 notas. As escalas usadas hoje em dia tem uma frequência básica (440 Hz) e, a partir desta, as demais notas são obtidas pela multiplicação ou divisão da nota anterior por um fator constante como em uma progressão geométrica.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Notas e escalas musicais








3 comentários

Faça seu Login

  • segunda-feira | 21/07/2014 | Elizeu marri
    Usuário

    gostei das freqüências das notas musicais!!!

  • terça-feira | 18/02/2014 | iona
    Usuário

    boa aula gostei estou apredendo ai fica mas facil

  • terça-feira | 04/09/2012 | ana carolina
    Usuário

    perfeito