Você está aqui Mundo Educação Física Mecânica Movimentos de translação e rotação

Movimentos de translação e rotação

Movimentos de translação e rotação
As pás de um ventilador fazem um movimento de rotação

O movimento de qualquer corpo ou objeto pode ser classificado como de translação, de rotação ou uma combinação desses dois.

No movimento de translação, todos os pontos do objeto percorrem trajetórias paralelas e apresentam a mesma velocidade. Nesse caso, podemos tratar esse objeto como sendo um ponto, ou melhor, como sendo um objeto pontual. Para analisar seu movimento, podemos aplicar as equações do movimento retilíneo uniforme e também as equações do movimento retilíneo uniformemente variado. Um exemplo de movimento de translação é o de um elevador. Ele sobe e desce, mas não tem rotação, portanto, em qualquer instante, todos os pontos do elevador têm a mesma velocidade.

No movimento de rotação, todos os pontos do objeto percorrem trajetórias circulares com a mesma velocidade angular. Normalmente, a descrição do movimento de rotação é feita com as equações do movimento circular uniforme e do movimento circular com aceleração constante. As pás de um ventilador fazem um movimento de rotação: todos os pontos das pás têm a mesma velocidade angular.

O movimento da hélice de um avião em voo é combinado. Ela faz um movimento de rotação em torno de seu eixo, além de apresentar um movimento de translação, deslocando-se para frente com a mesma velocidade do aparelho.

A análise desse movimento pode ser feita considerando-se, separadamente, o movimento do ponto central da hélice, que se desloca para frente junto com o avião; e o movimento de rotação de suas pás, como são vistas pelo piloto. Assim, podemos calcular, para determinado instante, tanto a posição do ponto central da hélice quanto a posição angular de cada uma das pás.

Combinando esses dois resultados, podemos traçar a trajetória de qualquer ponto da hélice, o que resulta em uma trajetória helicoidal para qualquer ponto, menos para o ponto central, que descreve uma trajetória retilínea.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Movimentos de translação e rotação








2 comentários

Faça seu Login

  • quinta-feira | 04/04/2013 | Vivi
    Usuário

    Bastante esclarecedor e prático. Obrigada!

  • quinta-feira | 15/11/2012 | LARYSSA
    Usuário

    o movimento da rotacao e um estudo