Você está aqui Mundo Educação Física Mecânica Movimento de Queda Livre e Lançamento Vertical

Movimento de Queda Livre e Lançamento Vertical

Queda livre é um movimento vertical, próximo à superfície da Terra, em que um corpo é abandonado no vácuo ou em uma região onde a resistência do ar é desprezada.

Movimento de Queda Livre e Lançamento Vertical
Paraquedista em queda livre

Denomina-se Queda Livre o movimento vertical, próximo à superfície da Terra, quando um corpo de massa m é abandonado no vácuo ou em uma região onde desprezamos a resistência do ar.
A queda livre é um movimento uniformemente variado, sua aceleração é constante e igual a 9,8 m/s2 (ao nível do mar), chamada de aceleração gravitacional.
Na queda, o módulo da velocidade do corpo aumenta, o movimento é acelerado, e, portanto, o sinal da aceleração é positivo.
 



Equação horária do espaço na queda livre:



Onde: g é a aceleração da gravidade 
           t  é o tempo de queda. 
          S  é a altura

Equação horária da velocidade na queda livre:



Onde: v é a velocidade

Equação de Torricelli para a queda livre.



Quando um corpo é arremessado para cima ou para baixo, com uma velocidade inicial não nula, chamamos o movimento de Lançamento vertical. Esse movimento também é um movimento uniformemente variado como na queda livre, em que a aceleração é a da gravidade.

Lançamento vertical para cima

À medida que um corpo lançado para cima sobe, sua velocidade escalar diminui até que se anule no ponto de altura máxima. Isso ocorre porque o movimento é retardado, ou seja, o movimento se dá contra a ação da gravidade.



Lançamento vertical para baixo

Ao contrário do lançamento vertical para cima, o lançamento vertical para baixo é um movimento acelerado, pois está na mesma direção e sentido da aceleração gravitacional. Assim, a velocidade de um corpo lançado verticalmente para baixo aumenta à medida que o corpo desce.


As funções horárias do lançamento vertical são:

Função horária do espaço



Função horária da velocidade



Equação de Torricelli

v2 = v0+ 2aΔs

Para o lançamento para baixo, a aceleração é positiva (g > 0), enquanto para o lançamento para cima a aceleração é negativa (g < 0).

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Movimento de Queda Livre e Lançamento Vertical








28 comentários

Faça seu Login

  • terça-feira | 21/05/2013 | Dayanne Cantalice
    Usuário

    Para Samuel Claudio Capitao: Sou estudante, meu colégio também não dispõe de laboratório de Física que ajude nessa experiencia, a solução encontrada pelo meu professor foi de causar um pequeno vácuo, da seguinte maneira: Ele distribuiu sobre um livro 2 objetos de diferentes massas e largou o livro, ao cair no chão, vimos que os objetos mesmo com massas distintas demoraram o mesmo tempo para cair. O experimento é simples, porém, foi assim que ele nos provou que queda livre sem resistência do ar independe da massa dos corpos.

  • terça-feira | 16/04/2013 | samuel claudio...
    Usuário

    sou professor de fisica,nao tem sido facil convencer os estudantes acerca da expriencia de Galileu Galilei por difciencia de labratorio

  • sexta-feira | 14/12/2012 | mariana...
    Usuário

    tirou muitas duvidas,que eu estava precisando bjs a todos.

  • terça-feira | 13/11/2012 | André Felipe
    Usuário

    muito bem formulado, me tirou várias dúvidas.VALEU MESMO!!!