Você está aqui Mundo Educação Física Eletricidade Manifestações da Eletricidade Estática

Manifestações da Eletricidade Estática

Manifestações da Eletricidade Estática
Manifestação da eletricidade estática
A eletricidade estática é o fenômeno de acumulação de cargas elétricas que pode se manifestar em qualquer material. Ela acontece, principalmente, com o processo de atrito entre materiais e se manifesta em vários fenômenos que ocorrem no cotidiano, às vezes ocorre de forma inofensiva, mas em outros casos sua manifestação pode ser muito perigosa.

As manifestações da eletricidade estática são observadas, principalmente, em locais onde a umidade do ar é muito baixa, ou seja, locais secos. Ao manusear um agasalho de lã sintética, por exemplo, é possível ouvir pequenos estalos que ocorrem em razão das descargas elétricas que acontecem entre seus fios. Se estiver no escuro é possível visualizar pequenas faíscas entre os fios que foram eletrizados.

Nas fábricas de papel e nas tecelagens a eletricidade estática também se manifesta. Nos enrolamentos de papel e de tecido ocorre atritamento desses materiais com as partes metálicas das máquinas, fazendo com que surjam cargas elétricas que podem produzir faíscas quando um empregado manuseia um material metálico próximo a esses locais, por exemplo. As faíscas que surgem podem provocar incêndios. Para evitar que isso não ocorra, esses locais são mantidos fechados e a umidade do ar é controlada, fazendo com que as máquinas sejam descarregadas na presença de gotículas de água, evitando dessa maneira os possíveis riscos de incêndios.

Nos aviões, caminhões de combustível e carros de fórmula 1 a eletricidade estática também se manifesta, podendo acontecer grandes explosões em virtude do material altamente inflável que esses veículos utilizam. Nos caminhões que fazem o transporte de combustíveis inflamáveis, é comum existir uma corrente de metal que se arrasta pelo chão, fazendo com que as cargas elétricas que aparecem do atrito do caminhão com o ar sejam descarregadas no solo, evitando riscos de explosões. O mesmo acontece com os aviões e os carros de fórmula 1 . Quando em movimento, esses móveis se atritam com o ar produzindo cargas elétricas, que são perigosíssimas no momento do abastecimento deles. Sendo assim, para não correr riscos com explosões, durante o abastecimento eles são conectados a terra, como medida para descarregar as cargas elétricas existentes sobre suas superfícies.

A eletricidade estática é muito perigosa na maioria dos casos, no entanto em outros ela é muito útil como, por exemplo, nas máquinas copiadoras (máquinas de xérox). A imagem original é projetada num cilindro que é revestido de selênio. Esse cilindro, que inicialmente está eletrizado, é descarregado na razão direta da intensidade de luz que incide sobre a imagem original, permanecendo eletrizado nos locais onde as imagens são projetadas. Depois as partículas de toner são atraídas pelas regiões do cilindro que ainda estão eletrizadas. Por fim, a tinta (toner) é transferida para o papel que é colocado na copiadora e a imagem é fundida por aquecimento, obtendo-se uma reprodução perfeita da imagem original.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Manifestações da Eletricidade Estática








5 comentários

Faça seu Login

  • sábado | 03/11/2012 | talula
    Usuário

    GOSTEI MUITO

  • sábado | 07/07/2012 | daniel
    Usuário

    muito bom, gostei.

  • quinta-feira | 23/02/2012 | RANDERSON DA...
    Usuário

    legal

  • sexta-feira | 14/10/2011 | Bruna Gonçalves
    Usuário

    Gostei muito dese saite.