Você está aqui Mundo Educação Física Óptica Luz e visão
Luz e visão
Representação do conceito de visão nos dias atuais

Não é de hoje o interesse pela visão. Desde a Antiguidade, a visão é um tema que desperta bastante interesse de médicos, engenheiros, escritores, físicos, entre outros.

Sabemos também que, desde os tempos passados, o estudo da luz e também dos fenômenos que a ela se relacionam vêm se desenvolvendo. As primeiras tentativas de explicá-los aconteceram na Antiguidade, quando a hipótese de que a visão era resultado de raios visuais emitidos pelos olhos foi proposta. Supunham que esses raios saíam dos olhos e se dirigiam até os objetos, apreendendo sua imagem.

Mas o que se viu posteriormente foi uma dificuldade em distinguir os objetos quando estes estão na ausência da luz. Percebida essa dificuldade, concluiu-se que não eram os olhos que emitiam os “raios visuais”. Na verdade, os olhos recebem a luz refletida dos objetos. É por esse motivo que um deficiente visual não consegue ver os objetos, pois ele não percebe a presença da luz.

Graças aos questionamentos feitos no passado, na tentativa de explicar a visão, é que os físicos dessa época entendem que o fenômeno da visão está ligado aos dois fatores: luz e olho.

Quando observamos as características dos objetos, tais como cor, volume e forma, vemos que há a necessidade de que esses objetos sejam iluminados por uma fonte de luz, como uma lâmpada ou a luz do Sol. É necessário também que o objeto esteja dentro do campo de visão dos nossos olhos, e seu tamanho também influencia na distância em que poderemos reconhecê-lo.

Estamos cercados de objetos de diversos tamanhos e cores variadas. Assim, estamos tão acostumados a enxergar os objetos iluminados por fontes de luz que nem percebemos que nossa visão de mundo está totalmente relacionada a elas. Por exemplo, o interior de um laboratório fotográfico é iluminado com luz de cor vermelha. Utilizando essa cor para iluminar diferentes objetos de cores diferentes, veremos que alguns deles apresentam cores diferentes das cores reais se iluminados pela luz branca.

Podemos enxergar um objeto pelo fato de a luz poder chegar até ele, iluminando-o e, posteriormente, sendo refletido até nossos olhos. Para os físicos, nessas situações a luz caminha em linha reta. É por esse motivo que, de acordo com a posição que um objeto se encontra ou dependendo da posição da fonte de luz, forma-se uma sombra do objeto. Há a formação de sombra pelo fato de somente uma parte do objeto ser iluminada. Esse aspecto pode ser evidenciado quando acontecem os eclipses.

O fato de os objetos serem iluminados pelo Sol e a possibilidade de enxergarmos a luz emitida por estrelas mais distantes do que ele, denunciam outra característica da luz: a de que ela é capaz de se propagar no vácuo. Portanto, o ar e o vácuo são transparentes à luz.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Luz e visão








0 comentários

Faça seu Login